Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Grandes lançamentos marcam a participação da EDUFPI no SALIPI

Grandes lançamentos marcam a participação da EDUFPI no SALIPI

“Uma casa sem livros é um corpo sem alma”. Com esse tema, o Salão do Livro do Piauí (SALIPI) chega à sua 16ª edição, que ocorre no período de 1º e 10 de junho, no espaço Rosa dos Ventos, da Universidade Federal do Piauí, correalizadora do evento juntamente com a Fundação Quixote.

Pelo quinto ano consecutivo a UFPI sedia o evento, que é considerado a maior feira de livros do Piauí, com estimativa de público de mais de 180 mil pessoas. São dezenas de estandes com venda de livros, oferta de cursos, bate-papo literário, palestras, exposições, música, dança e apresentações teatrais.

Os lançamentos da Editora Universitária (EDUFPI) têm espaço confirmado nesta edição e mantêm a tradição de apresentar as produções acadêmicas feitas dentro da UFPI, com incentivo à leitura e à promoção do desenvolvimento do Piauí. O SALIPI é uma excelente oportunidade para que seja divulgada a produção acadêmica que é feita na Universidade, e este ano serão lançados 30 títulos durante o evento.

lancamentos edufpi20180604090040

Obras que serão lançadas pela EDUFPI durante o SALIPI

Segundo o Diretor da EDUFPI, Prof. Dr. Ricardo Alaggio, a expectativa é de que cada edição supere a anterior. “O ano passado já achei melhor que o ano anterior e acredito que esta edição será ainda melhor. Levando em conta, claro, os problemas que o país está enfrentando, a crise econômica, espero que isso não afete o andamento do Salão deste ano, mas estamos otimistas e acreditamos que isso não irá afetar. É o grande momento do ano para nós, de muita expectativa, e esperamos que seja mais uma edição de sucesso”, avalia.

Para o SALIPI foi reunido, conforme explica o Diretor da EDUFPI, tudo aquilo que recebeu ISBN e que está pronto. Não são apenas livros feitos pela Gráfica Universitária, são também livros feitos em parcerias com os programas de pós-graduação e os grupos de pesquisa da UFPI. Serão lançados livros inéditos, tanto no stand da EDUFPI como no Bate-Papo Literário.

prof ricardo alaggio20180604090212

Diretor da Editora Universitária (EDUFPI), Prof. Ricardo Alaggio

O Prof. Ricardo Alaggio destaca, ainda, que o grande diferencial da EDUFPI é o foco em temáticas sobre o estado. “A EDUFPI é muito representativa, ou seja, de todas as editoras do Piauí nós temos um grande foco no estudo sobre o nosso estado. Quase tudo que nós publicamos está voltado para isso. Então, se você quer um olhar sobre o estado, se quer estudar o Piauí, você encontra esse material na Editora da UFPI”.

A EDUFPI iniciou como uma editora de pequeno porte, e atualmente é a maior do Piauí, e de porte médio em nível nacional. O que impulsionou o surgimento, produção e o seu crescimento foi a enorme demanda de produção de conhecimento na UFPI, graças ao irrestrito apoio da administração superior. “Atualmente, a EDUFPI possui uma média anual de publicações em torno de 150 títulos registrados na Agência Nacional do ISBN/Biblioteca Nacional. Da mesma forma que cresce a produção acadêmica da Universidade, aumenta a qualidade e a expansão da nossa Editora”, conclui o Prof. Ricardo Alaggio.

Confira aqui a lista dos lançamentos da EDUFPI.