Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Professor do curso de Engenharia de Produção publica artigo sobre produção de biodiesel em periódico de pontuação A1
Início do conteúdo da página

Professor do curso de Engenharia de Produção publica artigo sobre produção de biodiesel em periódico de pontuação A1

Imprimir
Última atualização em Quinta, 11 de Abril de 2019, 09h04

O Prof. Dr. Francisco de Assis Mota, docente do curso de Engenharia de Produção da Universidade Federal do Piauí e coordenador do Grupo de Estudos Avançados em Processos Industriais (GEAPI),  teve aprovação de artigo no periódico "RenewableandSustainable Energy Reviews", com classificação A1 no meio científico e fator de impacto 10.

Apresentado no fim de 2018, o artigo é advindo de tese de Doutorado pela Universidade Federal do Ceará (UFC), com a temática “The Niletilapiavisceraoilextraction for biodiesel production in Brazilaneconomicanalysis”, em tradução livre, “Extração do óleo de vísceras de tilápia-do-nilo para produção de biodiesel no Brasil: uma análise econômica”, com orientação dos professores José Tarcísio Costa Filho e Guilherme de Alencar Barreto.  

Máquina Biopeixes

Desenvolvido em parceria com a Fundação Núcleo de Tecnologia Industrial do Ceará (NUTEC), da Universidade Federal do Ceará (UFC), o projeto do Prof. Francisco Assis elaborou um mecanismo destinado à extração do óleo de vísceras (rejeitos) de pescados e, com isso, suprir a cadeia produtiva de biodiesel. Nomeado “Máquina Biopeixes”, atualmente o sistema encontra-se instalado no Açude Castanhão no Ceará e toda a produção de óleo obtida é comprada pela Petrobras Biocombustíveis. 

SAM 2087220190327105147

'Máquina Biopeixes' , além de reduzir o impacto ambiental, pode também trazer uma evolução de renda

“Em determinado período, o Ceará começou a fomentar a produção de pescado em larga escala e apoiar produtores daquela região. Então, começamos a desenvolver uma tecnologia em que fosse possível beneficiar os rejeitos de vísceras, antes despejadas nos rios. A tilápia criada em cativeiro têm uma grande quantidade de gordura, principalmente na parte visceral. Com a demanda e de forma a beneficiar os produtores, nós iniciamos esse trabalho que virou minha tese de Doutorado”, conta o Prof. Assis, autor do projeto.

Em 2016, a Máquina Biopeixes ganhou o Prêmio Von Martius de Sustentabilidade (Brasil – Alemanha), considerado o mais importante da América Latina quando se trata de desenvolvimento sustentável.  

DSC03245220190327105905

Prêmio Von Martius de Sustentabilidade 2016 (Brasil – Alemanha)

Publicação do Artigo

Depois do desenvolvimento da Máquina Biopeixes, o Prof. Francisco Assis enxergou a possibilidade de um estudo sobre geração de renda com o sistema. “A publicação do artigo foi para provar que a máquina era viável economicamente, um feito inédito. O resultado foi que nós provamos a capacidade dela ser paga totalmente em menos de 1 ano e de gerar um lucro de mais de 1 milhão de reais”, afirma o professor.

O próximo passo é expandir o maquinário em nível local, nacional e internacional. Para a implementação no mercado, o preço previsto é entre 7% a 10% em comparação com os preços de produtos já existentes. No entanto, o autor do projeto afirma ainda que a adesão pode ser demorada. “Se os pequenos produtores de pescado não tiverem um auxílio social e político se torna mais difícil a aquisição”.

A produção de biodiesel pelo óleo visceral já está comprovada. Agora, está em andamento um estudo sobre a extração do óleo para a produção de ração para os próprios peixes ou outros animais, como gatos.

Confira o artigo.

Fim do conteúdo da página