Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Piauí sediará congressos nacional e internacional sobre educação a distância
Início do conteúdo da página

UFPI realiza mais uma edição da Semana de Enfermagem

Imprimir
Publicado: Sexta, 17 de Maio de 2019, 15h13

_DSC0184.JPG

Semana de Enfermagem da Universidade Federal do Piauí

Na manhã desta sexta-feira (17) foi dada continuação à Semana de Enfermagem da Universidade Federal do Piauí (UFPI), que tem como tema "Os desafios da Enfermagem para a prática com equidade". O evento é realizado com o apoio do Conselho Regional  de Enfermagem (COREN), da Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN) e do Centro Acadêmico de Enfermagem.

O segundo dia de atividades do evento foi inciado com o credeciamento e a solenidade abertura, com representantes do Departamento de Enfermagem e entidades de classe. Houve também a interpretação de Florence Nightingale em monólogo pela Técnica em Enfermagem Cláudia Souza, que também é atriz.

A solenidade aconteceu no Auditório de Enfermagem, no Centro de Ciências da Sáude e contou com a presença de estudantes do curso de outras instituições. Na cerimônia, a mesa foi composta pela Profa. Dra. Patrícia Gomes, cordenadora do Curso de Enfermagem, Profa. Dra. Grazielle Roberta da Silva, vice-coordenadora do PPGENF-UFPI, Profa. Dra. Tatiana Melo Guimarães, conselheira e coordenadora de eventos do COREN-PI, Profa. Dra. Amélia de Oliveira Carvalho, Profa. Dra. Rosana dos Santos Costa, professora adjunta do Departamento de Enfermagem e a estudante Ângela dos Santos, representante dos discentes.

_DSC0187.JPG

Profa. Dra. Patrícia Gomes

A temática do evento aborda a equidade na prática da profissão como tema central. A Prof.ª Patrícia Gomes comenta sobre a relevância da discussão desse assunto. "Este ano, a Semana Brasileira de Enfermagem trata de um tema extremamente importante, que nos chama a atenção especialmente para repensarmos a nossa prática, o quanto nós somos responsáveis por uma assistência de qualidade, que atenda a todos, e principalmente para o nosso papel dentro da equipe de saúde", afirma.

A coordenadora destaca ainda a participação dos discentes do curso da UFPI no planejamento e realização do evento. Ela ressalta que "é muito gratificante nós iniciarmos este evento principalmente porque foi um evento pensado e realizado pelos nossos alunos. Eles foram os protagonistas nesse processo. O nosso cerimonialista é nosso aluno, os recepicinaistas, todos são alunos do nosso Curso de Enfermagem e isso demonstra o engajamento que eles têm, não só com a aprendizagem mas principalmente com a profissão, de repassarem o melhor em nome da UFPI". 

_DSC0186.JPG

 Profa. Dra. Rosana dos Santos

A Enfermagem requer que sua prática seja bem desenvolvida em termos técnicos, mas também com valor à ética e profissionalismo. Segundo a Profa. Dra. Rosana dos Santos, a Semana de Enfermagem tem o objetivo de fortalecer esse pensamento, para agregar mais valor e qualidade à prática do serviço à saúde. "É um momento de refletirmos no que estamos fazendo enquando profissionais e refletir nos caminhos que vamos tomar para o nosso futuro. É importante a cada dia que nós façamos nossa parte com prudência, dentro da ética, da legislação, e tentar cada vez mais fortalecer nossa prática, com base na união enquanto categoria", explana.

A progamação contou ainda com a palestra ministrada pela Ms.ª Nancy Nay Loiola Batista, com o título "Você sabe o que é equidade?" e com sorteio de brindes ofertados pelo COREN. A Semana de Enfermagem da UFPI teve início dia 16 de maio, com a oferta de quatro minicursos e se encerrará neste sábado (18) às 11h com a ministração de duas palestras.

Confira mais fotos: 

_DSC0169.JPG

 DSC017720190517145732

 DSC020420190517145831

 VIII Semana de Enfermagem do Colégio Técnico de Bom Jesus - CTBJ

semena de enfermagem 120190516095909

Abertura da VIII Semana de Enfermagem do CTBJ

O Colégio Técnico de Bom Jesus, vinculado à Universidade Federal do Piauí (CTBJ-UFPI), iniciou na noite dessa quarta (15), sua VIII Semana de Enfermagem. Dentro do evento, ocorrem palestras, minicursos, mostras cientificas, dentre outras atividades voltadas a alunos e profissionais de Enfermagem da cidade Bom Jesus e região. As atividades da VIII Semana de Enfermagem do CTBJ seguem até esta sexta-feira (17). 

semana de enfermagem 220190516100013

Evento segue até sexta (17)

A Coordenação de Enfermagem e Direção do Colégio Técnico de Bom Jesus destacam que a VIII Semana da Enfermagem tem como tema central "Enfermagem e educação em saúde: interface entre o conhecimento e o cuidado". O evento tem o objetivo de proporcionar aos profissionais e estudantes atualização técnico-científica com temas de interesses na área de pesquisa, educação e assistência, além da reflexão sobre os cuidados de enfermagem prestados.

Confira mais fotos:

semana de enfermagem 320190516100122

semana de enfermagem 420190516100227

HU-UFPI realiza sétima edição da Semana de Enfermagem

O Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí (HU-UFPI), filiado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), iniciou na manhã dessa terça (14), sua 7ª Semana de Enfermagem. Dentro do evento, ocorre a 4ª Mostra Científica de Experiências Exitosas em Enfermagem do HU-UFPI. As atividades no HU-UFPI seguem até o próximo sábado (18), com conferências, minicursos, talk shows e apresentações.

  WhatsApp Image 2019-05-14 at 12.30.06.jpeg

HU realiza a VII Semana de Enfermagem

Na solenidade de abertura, em momento de grande emoção da plateia, a Técnica em Enfermagem Cláudia Souza, que também é atriz, interpretou Florence Nightingale, em monólogo escrito e dirigido pela profissional do HU-UFPI. “Ah minha lamparina, companheira de tantas noites. Trazia comigo a luz da esperança. Iluminava os olhos daqueles que estavam a sofrer de todos os possíveis males”, diz trecho da encenação.  A britânica, que ficou conhecida como a “Dama da Lâmpada” foi a precursora da profissão, no século 19.

20190514_100745.jpg

 Cláudia Souza, Técnica em Enfermagem e atriz, interpreta Florence Nightingale

Antes da apresentação teatral, a chefe da Divisão de Enfermagem, Jéssica Costa, lembrou de lutas históricas da categoria. “É fundamental reconhecer o quanto avançamos até aqui, da mesma forma que é preciso nos apropriar de nossas funções para que esta luta se torne justa”, disse.

WhatsApp Image 2019-05-14 at 12.30.09.jpeg

Jéssica Costa, Chefe da Divisão de Enfermagem do HU

Em seguida, o superintendente do HU-UFPI, José Miguel Parente, enfatizou o desempenho e postura da equipe do HU. “Valorizamos não só a parte técnica, mas também a gestão do cuidado, o trabalho em equipe”, frisou.

WhatsApp Image 2019-05-14 at 12.30.13.jpeg

José Miguel Parente, superintendente do HU

Em seguida, o Reitor da UFPI, Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes, completou ressaltando a qualidade do trabalho desenvolvido pelo hospital. “Este hospital é modelo e grande parte dos responsáveis por isso são os profissionais de Eenfermagem”, afirma. Compuseram a mesa também, a chefe da Divisão de Apoio Diagnóstico e Terapêutico, Zélia Madeira; e Elizangela Varonil, enfermeira do HU-UFPI e membro do Conselho Regional de Enfermagem do Piauí.

WhatsApp Image 2019-05-14 at 12.30.15.jpeg

Reitor da UFPI, Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes

Organizada pela Divisão de Enfermagem e pelo Setor de Gestão da Pesquisa e Inovação Tecnológica do Hospital, a atividade se insere na 80ª Semana Brasileira de Enfermagem, promovida pela Associação Brasileira de Enfermagem (ABEm), de 12 a 20 de maio, sob o tema “Os Desafios da Enfermagem para a Prática com Equidade”.

Sobre a Ebserh

Desde abril de 2013, o HU-UFPI é filiado à Ebserh, estatal vinculada ao Ministério da Educação que atua na gestão de hospitais universitários federais. O objetivo é promover, em parceria com as universidades, o ensino, a pesquisa e a extensão nas unidades filiadas, além de aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do SUS.

A empresa, criada em dezembro de 2011, administra atualmente 40 hospitais e é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações nas 50 unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

XX Semana de Enfermagem: uma voz para liderar - I Jornada de Enfermagem CTF-UFPI

5f84bcf3 b233 4cd1 a925 904c7b3db40520190506205453

A Coordenação de Enfermagem do Colégio Técnico de Floriano realizou a XX Semana de Enfermagem e I Jornada de Enfermagem do Colégio Técnico de Enfermagem vinculada a Universidade Federal do Piauí, Campus Amilcar Ferreira Sobral (CTF/CAFS/UFPI) com o tema "Uma voz para liderar".

O evento ocorreu no período de 14 a 17 de maio de 2019 no Auditório "Francisco Carlos da Silva" (Chicão) do Colégio Técnico de Floriano da Universidade Federal do Piauí (CTF/UFPI).

Propiciando momentos de reflexão, de colaboração e discussão para o fortalecimento da Equipe de Enfermagem nas suas dimensões ética, moral, estética e humanística.

O Evento conta com a presença da Presidente do Conselho de Enfermagem do Piauí (Coren-PI), Dra. Tatiana Maria Melo Guimarães, realizando a Conferência de abertura: “ENFERMAGEM: UMA VOZ PARA LIDERAR”.

 

Fim do conteúdo da página