Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Lançamentos da EDUFPI no SALIPI 2019 abordam estudos sobre Historicidade e Questões Sociais

Última atualização em Sexta, 07 de Junho de 2019, 23h46

Na noite desta sexta-feira (07/06), a Editora Universitária (EDUFPI) fez o lançamento de duas obras acadêmicas na 17ª Edição do Salão do Livro do Piauí (SALIPI): “Entre Tempos e Histórias do Maranhão” e “Plurais e (Des)iguais: Polifonias e Intercessões”. Os livros são coletâneas organizadas por vários autores, advindos de resultados de pesquisas do meio científico.

IMG 414620190607230716

As autoras, Profª. Drª. Salania Barbosa e Profª. Espec. Denise Salazar, realizam o lançamento de “Entre Tempos e Histórias do Maranhão”

A Profª. DrªSalania Barbosa Melo e a Profª. Espec. Denise Salazar,ambas do Departamento de História da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA-Caxias), foram as organizadoras do primeiro destaque: “Entre Tempos e Histórias do Maranhão”. O livro é o terceiro de uma série que ainda conta com “Caxias: história, memórias e outros saberes” e “Esquinas do tempo e Narrativas de Caxias”, todos com selo da EDUFPI. Segundo a Profª. Salania Barbosa, a ideia surgiu da necessidade de divulgação a produção acadêmica maranhenseTemos um grupo de pesquisa intitulado “Histórias do Maranhão” e, dentro do nosso planejamento, além das discussões, produzimos trabalhos sobre o nosso estado. O foco do livro é desvendar a área histórica do Maranhão, incluindo a memória, política e economia, e educação”.

IMG 414020190607231756

Compilação tem como objeto o foco na historicidade maranhense

Resultado de anos de estudo, o livro tem a colaboração de vários autores, dentre professores, alunos e ex-alunos da UEMA. A Profª. Espec. Denise Salazar, organizadora do projeto, conta sobre a decisão de expandir a pesquisa histórica do Maranhão. “O público alvo do nosso livro é trazer leitores que realizam pesquisas acadêmicas e que estão atrás da história maranhense para explorar esse contexto. No caso das cidades do interior, como Caxias, é difícil encontrar fontes de pesquisa acessíveis. Quando precisamos de algo, temos que buscar em acervos e arquivos públicos. Então, diante desta situação, resolvemos trazer para dentro da universidade uma fonte de pesquisa”, finaliza Denise.

IMG 421620190607232247

Obra "Plurais e(Des)iguais: Polifonias e Intercessões" é composta por vários colaboradores

O último lançamento da noite, teve como objeto pesquisas que envolvem discussões centrais na sociedade contemporânea, como feminicídio, violência, gênero e diversidade. Intitulado “Plurais e(Des)iguais: Polifonias e Intercessões”, o livro é um convênio entre a EDUFPI, a Universidade Estadual do Ceará (UECE) e a Faculdade Adelmar Rosado (FAR). A formação é composta por Fabrício César Moura Barbosa, Luciany Rosado Leitão Braga, Maria Vilani Soares, Marcela Castro Barbosa e Marcondes Brito da Costa. “Como o próprio título descreve, a obra é plural e é um recorte com vários olhares, uma vez que parte da discussão do Núcleo de Estudos “Família e Diversidade”, da FAR. Nós incentivamos a produção de artigos, inclusive por Iniciação Científica, e dividimos os eixos entre vários profissionais, dentre assistentes sociais, psicólogos e sociólogos”.

IMG 421220190607233733

Livro é fruto de estudos que exploram discussões atuais sobre a vida em sociedade

Layene Carvalho, assistente social da Prefeitura Municipal de Teresina, participou da obra e conta sobre a experiência no estudo da violência na juventude. “Trabalhamos, principalmente, o crescimento da mortalidade e o envolvimento dos fatores que levam a esta questão. Levamos mais de um ano para realizar o estudo e juntamos diversas bases de dados como auxílio”, completa a participante.

IMG 422120190607232754

Layene Carvalho é assistente social e uma das colaboradoras do estudo sobre questões sociais

A Editora Universitária continuará com lançamentos até o final da temporada do Salipi 2019, que acontece no próximo domingo (09/06).