Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > ReXistências de jovens e mulheres na diversidade é tema do II Ciclo do Objuve

ReXistências de jovens e mulheres na diversidade é tema do II Ciclo do Objuve

Última atualização em Quinta, 15 de Agosto de 2019, 09h33

objuve.png

O Observatório das Juventudes e Violências na Escola  (OBJUVE/CCE) realiza o II CICLO DO OBJUVE com o tema: ReXistências de jovens e mulheres na diversidade – a que será que se destina? O evento que ocorre todos os anos é parte da 15ª Semana do Orgulho de Ser promovido pelo Matizes. Ocorrerá no período de 26, 27, 28, 29 e 30 de agosto de 2019. Acontecerá na Praça de Alimentação do CCE em frente ao ENGATE. Informações na sala do OBJUVE, nº 430, próximo a esta praça.

O evento tem como objetivo refletir com as juventudes sobre as questões mobilizadas por elas mesmas tendo em vista que se fará presente coletivos de jovens e núcleos de estudos e pesquisas sobre juventudes, geração, gênero e direitos humanos, realçando suas falas e ações de ensino, pesquisa e extensão de pesquisadoras/es da Universidade no enfrentamento das violências contemporâneas (criminalização, feminicídio, homo/transfobia, adoecimentos e outros) vividas dentro e fora das instituições, a exemplo da universidade.

Desse modo, pretende-se discutir e problematizar as questões que envolvem a criminalização das juventudes periféricas e de jovens mulheres na diversidade, destacando os aspectos de reXistências coletivas das mulheres jovens a partir de conceitos como o de sororidade. Outro ponto a ser discutido são as problemáticas que envolvem a situação das juventudes na Universidade com a presença da PRAEC e de jovens do DCE e dos CAs para se refletir as ações desta instituição frente às demandas estudantis referentes às diversidades. Por fim, o evento possibilitará à UFPI e aos envolvidos nestas questões dar espaço às vozes e às escutas produzidas em meio ao protagonismo de jovens de fora e de dentro, especialmente os/as jovens na diversidade, problematizando-as e ampliando o debate, subsidiando a crítica aproximada aos sujeitos.

Inscrições para o evento aqui

Confira a programação