Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Filosofia é Aprovado pela Capes

Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Filosofia é Aprovado pela Capes

Última atualização em Sexta, 08 de Novembro de 2019, 17h28

WhatsApp Image 2019-11-08 at 17.13.44.jpeg

O Programa de Pós-Graduação em Filosofia da UFPI teve sua APCN de Doutorado aprovado pela CAPES na 189ª reunião do Conselho Técnico-Científico da Educação Superior (CTC-ES), ocorrida entre 31 de outubro e 01 de novembro de 2019. O resultado das propostas de cursos novos analisados pelo Conselho Técnico-Científico da Educação Superior (CTC-ES) foi divulgado pela CAPES nesta quinta-feira, dia 7.

De acordo com o Coordenador do Curso, o Prof. Dr. José Vanderlei, o Doutorado em Filosofia da UFPI é no contexto atual um posicionamento fundamental a favor do pensamento crítico e reflexivo para a região nordeste/norte. “O PPGFIL com os cursos de mestrado e doutorado engrandece, em última instância, a Universidade e o Estado”, disse.

O subcoordenador do PPGFIL, o Prof. Dr. Fábio Abreu, explica que a aprovação do Doutorado em Filosofia é uma prova concreta do esforço e da dedicação de professores, alunos e técnicos administrativos na realização de um trabalho de grande relevância acadêmica. “Acreditamos que essa aprovação é um marco histórico para o curso de filosofia da UFPI e nos coloca no seleto grupo dos cursos de filosofia que possuem todos os níveis de ensino: graduação, mestrado e doutorado”, comemora.

Segundo o Prof. Dr. Gerson Albuquerque, que compôs a comissão de APCN, atualmente professor titular do Departamento de Filosofia da UFPI e do PPGFIL, fala que a aprovação pela Capes do Doutorado em Filosofia na UFPI representa mais uma vitória para a comunidade filosófica, pois recentemente teve sua graduação reconhecida como uma das melhores do país e a melhor do Nordeste pelo ranking da Folha de São Paulo e do Estadão. “Sem dúvida o funcionamento do doutorado em filosofia da UFPI será mais um espaço de reflexão sobre o nosso país e a realidade do nosso Estado. Pesquisas, teses, eventos, aulas e discussões produzirão respostas e material que enriquecerão o pensamento piauiense”, diz.

Para o Prof. Dr. Jozivan Guedes, coordenador do Curso de Licenciatura em Filosofia da UFPI e docente do quadro permanente do PPG Filosofia-UFPI, esta conquista coletiva faz jus ao empenho e à entrega de cada docente, discente e técnico que compõe este PPG. “Depois de 11 anos de Mestrado Acadêmico, desde a sua primeira turma em 2008, temos o prazer de estarmos prestes a iniciar um Doutorado com o foco máximo na excelência e objetivando crescer cada vez mais. Isso é uma injeção de ânimo nos discentes da Graduação que podem vislumbrar todo um percurso acadêmico no nosso PPGFIL. Além disso, penso que a UFPI ganha mais um Doutorado e, em nível de Nordeste, somos o 5º Doutorado entre os noves Estados da região. Temos que celebrar esta conquista institucional e continuarmos trabalhando como o máximo de esmero”, finaliza.

Link de acesso à aprovação da CAPES

Link do PPG Filosofia-UFPI