Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > UFPI realiza I Simpósio em Recursos Didáticos e Tecnologias e I Seminário de Educação e Tecnologias

Última atualização em Segunda, 02 de Dezembro de 2019, 14h56

Teve início na manhã desta segunda-feira (02), o I Simpósio em Recursos Didáticos e Tecnologias e o I Seminário de Educação e Tecnologias. Os eventos possuem a proposta de fazer uma discussão sobre as tecnologias na educação. Dentro dessa proposta está a discussão da didática do professor em sala de aula com essas tecnologias, o modelo híbrido na educação e ainda como esse ensino tem sido desenvolvido e trabalhado.

simposiorecursosdidaticos 320191202124238Cerimônia de abertura

A abertura do evento aconteceu no auditório do Centro de Ciências da Educação (CCE) e reuniu autoridades da Universidade Federal do Piauí (UFPI), organizadores dos eventos e ainda coordenadores de cursos, professores e alunos. O Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes, Reitor da UFPI, esteve presente. “O professor ele não ensina, ele facilita o aprendizado. Ministrando uma boa aula ele consegue tocar o estudante, sensibilizando-o e o motivando. Inclusive hoje para que o professor consiga motivar os estudantes ele tem que fazer uso das novas tecnologias como recurso didático”, proferiu o Reitor.

Com a temática “Recursos Didáticos e Tecnológicos: didática de metodologias ativas na Educação Básica e no Ensino Superior”, os eventos têm como público-alvo professores e alunos, com a pretensão de subsidiar os docentes e discentes com relação às tecnologias na aprendizagem, tanto na questão de aprender, quanto de ensinar. “A gente consegue perceber que hoje as tecnologias ainda são um gargalo nesses profissionais e nesses alunos. Eu sempre digo em sala que precisa-se ter uma realfabetização das tecnologias. Nós temos contato com ela, mas ainda não sabemos a importância e a relevância e o que eu posso fazer com as tecnologias”, declarou o Prof. Me. Erivan dos Santos Ferreira, organizador dos eventos.

simposiorecursosdidaticos 1420191202124435Prof. Me. Erivan dos Santos Ferreira

O Prof. Dr. Luís Carlos Sales, Diretor do CCE, falou sobre a sua trajetória de estudante e dos avanços dos recursos didáticos ao longo dos anos. “Hoje eu dou uma aula pedindo para os alunos pesquisarem na internet, às vezes eu faço perguntas e os alunos me mandam as respostas por Whatsapp e eu já faço a sistematização no meu computador. O professor ele tem que ser muito versátil com as novas tecnologias e saber fazer uso delas”, disse.

simposiorecursosdidaticos 820191202124658Prof. Dr. Luís Carlos Sales

O Coordenador do Curso de Ciências da Natureza, Prof. Dr. Márcio Cleto Soares de Sousa, discorreu sobre a importância e a preocupação com relação às novas tecnologias inseridas na formação do aluno. “Nós professores tivemos uma formação em uma era um pouco diferente, nós não tivemos a oportunidade de ter esse conhecimento associado ao ensino e o aluno de hoje não, ele domina muito bem a tecnologia e tem ainda esse impasse”, ressaltou.

simposiorecursosdidaticos 1220191202125131Prof. Dr. Márcio Cleto Soares de Sousa

O I Simpósio em Recursos Didáticos e Tecnologias e I Seminário de Educação e Tecnologias continua durante o dia 02 e 03 de dezembro com uma programação que contempla mesas-redondas, apresentações orais, apresentações de pôsteres, conferências, palestras e apresentações artísticas.