Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Especialização em Ensino da Língua Inglesa e Uso de Tecnologias Educacionais convida para palestra sobre "Letramento em Avaliação em Contexto de Línguas"

Última atualização em Quarta, 15 de Janeiro de 2020, 09h50

A Coordenação da Especialização em Ensino da Língua Inglesa e Uso de Tecnologias Educacionais, com o apoio da Coordenação de Letras Estrangeiras e do Centro de Ciências Humanas e Letras (CCHL), da Universidade Federal do Piauí (UFPI), tem a honra de receber pela primeira vez em nossa Instituição, a Profa. Dra. Matilde Vírginia Ricardi Scaramucci, da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), para uma palestra sobre Letramento em Avaliação em Contexto de Línguas.

A palestra acontece hoje (15), no Auditório Noé Mendes, às 18h30, para os alunos da Especialização e também para os graduandos em Letras-Português, Letras-Francês e Letras-Inglês da UFPI.

Convite20200115092958

A Profa. Dra. Matilde Scaramucci é um dos maiores nomes no contexto brasileiro na abordagem de avaliação no ensino de línguas. A pesquisadora tem inúmeras publicações e livros sobre essa temática.

Professora20200115093221

Profa. Dra. Matilde Scaramucci (UNICAMP)

Possui graduação em Letras Português/Inglês pela Universidade do Vale do Paraíba (1974); mestrado em Linguística (TESOL) pela San Jose State University (1980), Califórnia; doutorado em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (1995); e pós-doutorado pela University of Melbourne, Austrália (2008). Atualmente é professora titular do Departamento de Linguística Aplicada da Universidade Estadual de Campinas. Foi Diretora do Instituto de Estudos da Linguagem no quadriênio 2010-2014 e editora da Revista Trabalhos em Linguística Aplicada no período 2006-2014. É membro da Comissão Técnico-Científica do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras) (1993-2006) e (2012-atual), tendo sido uma das responsáveis pelo desenvolvimento do exame. Sua área principal de pesquisa é avaliação em contextos de ensino/aprendizagem de línguas (Inglês e Português para Estrangeiros), com inúmeras publicações e orientações nessa área. Tem uma ampla trajetória de investigação sobre os impactos dos exames de língua estrangeira no ensino de línguas e na sociedade em geral. Teve uma participação ativa no desenvolvimento conceitual do Certificado de Espanhol Língua e Uso (CELU) da Argentina, ajudando a estabelecer parâmetros de referência entre esse exame e o Celpe-Bras.