Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI
Início do conteúdo da página

eUFPI - aplicativo da Universidade Federal do Piauí

Imprimir
Publicado: Quinta, 20 de Fevereiro de 2020, 13h08

O eUFPI, aplicativo, em fase de experimental, da Universidade Federal do Piauí (UFPI), tem como objetivo ampliar o atendimento à comunidade acadêmica com informações, em dispositivos móveis, de maneira ágil, rápida e prática, facilitando o acesso à rede virtual universitária.

eufpi20200220123239

É possível baixar o aplicativo, de forma gratuita , por meio da Apple Store (iOS) ou Play Store (Android). Já estão disponíveis calendários acadêmicos, cardápios dos restaurantes, editais e principais notícias listadas no site da UFPI.  Enquanto discente e docente, é possível acesso ao sigaa, verificar turmas, notas de alunos, inserir frequência, tudo a partir do seu dispositivo móvel.

O Superintendente de Tecnologia da Informação, Prof. Dr. Ricardo de Andrade Lima Rabelo, falou acerca do objetivo e sobre as funcionalidades do aplicativo. “O objetivo do eUFPI é disponibilizar para a comunidade universitária, e para qualquer pessoa interessada, informações relacionadas à UFPI. Então, poderão ter acesso a notícias, eventos, calendário acadêmico, contatos importantes para interagir com a universidade. Especificamente para a comunidade ufpiana, o aplicativo dá acesso a turmas para alunos e docentes, crachá virtual”, disse Ricardo de Andrade.

e ufpi 420200220123440O Superintendente de Tecnologia da Informação, Prof. Dr. Ricardo de Andrade Lima Rabelo

Um dos desenvolvedores do projeto, Prof. Dr. Jose Valdemir dos Reis Junior, professor do Colégio Técnico de Teresina (CTT), relatou sobre o seu desenvolvimento. “O eUFPI, iniciou como um projeto de iniciação científica dos alunos do curso técnico em informática, em 2017. Nessa época, se chamava UFPI Mobile. Logo então passou por uma série de evoluções em relação à primeira versão. Em 2018, iniciou-se uma versão de testes, mas ainda não estava adequado para a disponibilização para a comunidade. Durante esse tempo, diversos alunos da graduação e pós-graduação foram sendo incorporados à equipe. Assim, tem o mérito da contribuição de todos esses alunos bem como da equipe do STI, que abraçou a ideia desde o início e tornando possível o acesso para a comunidade”, contou o professor.

e ufpi20200220123541Prof. Dr. Jose Valdemir dos Reis Junior, professor do Colégio Técnico de Teresina (CTT)

O aluno Gabriel Costa, do 7° período de Ciências da Computação, que faz parte da equipe que desenvolveu o projeto, ressaltou a importância da aplicação móvel. “O projeto é importante porque reúne tanto as informações obtidas no site da UFPI, quanto às do Sigaa, em um só lugar, facilitando o acesso. Até mesmo por causa das práticas sociais atuais, já que as pessoas estão usando cada vez mais aplicativos. Estamos tentando manter o aplicativo sempre mais atual nas lojas, para implementarmos mais funcionalidades.”, afirmou Gabriel.

e ufpi 320200220123650Estudantes desenvolvedores do projeto: Gabriel Costa, 7° período de Ciências da Computação, e Gabriel Araújo, 8° período de Ciências da Computação

Fim do conteúdo da página