Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Aluno do curso de Licenciatura do Campo desenvolveu projeto em comunidade rural de Batalha/PI

Última atualização em Terça, 23 de Junho de 2020, 11h16

WhatsApp Image 2020 06 23 at 11.14.0820200623111528

O estudante do Curso de Licenciatura em Educação do Campo, da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Raimundo Nonato de Sousa Silva  liderou a execução de um projeto de intervenção comunitária na comunidade rural Cedro, situada no município de Batalha?PI. O objetivo foi de recuperar Áreas de Proteção Permanente (APP) e reservatórios de água pro meio da autogestão dos recursos naturais. O discente foi orientado pelas professoras doutoras Raimunda Alves Melo, Keylla Rejane Almeida Melo e Juciane Vaz Rêgo, juntamente com moradores da comunidade.

A Profa. Keylla Rejane explica que as atividades são desenvolvidas desde 2015 e já foram realizadas as seguintes ações: "sensibilização dos moradores; formação continuada de educadores, educandos e populares; revitalização de dois reservatórios d’água; realização de diagnóstico ambiental; reflorestamento de pontos estratégicos de APP", conta. Ela ainda reforça que as ações permitiram a redução das ações antrópicas locais melhorando a estabilidade ecológica para a fauna e flora nativas, proporcionando maior equilíbrio para o ecossistema.

Parte dos custos do projeto foi financiado Poder Judiciário de Batalha, por meio de seleção via edital. "Além disso, o projeto contou com parceria da Prefeitura Municipal de Batalha, Secretaria de Meio Ambiente do Estado do Piauí (SEMAR-PI), Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (IBAMA), Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Batalha, Centro de Educação Ambiental e Assessoria (CEAA), entre outras. Os resultados apontam considerável ganho para a preservação dos recursos ambientais locais, e, portanto, mostram que está-se trilhando no percurso certo", finaliza Keylla Rejane.