Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > FADEX dá celeridade à execução de projetos da UFPI

FADEX dá celeridade à execução de projetos da UFPI

Apoiar programas e projetos culturais, de pesquisa, ensino, extensão e de desenvolvimento institucional, científico e tecnológico da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Esse é o objetivo principal da Fundação Cultural e de Fomento à Pesquisa, Ensino e Extensão (FADEX). Criada em 2005 e credenciada pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), a Fundação presta auxílio a professores e alunos no intuito de dinamizar a execução de projetos acadêmico-científicos em todos os níveis educacionais contemplados pela UFPI.

Com vistas a alcançar tal objetivo, o plano de trabalho da FADEX divide-se em etapas que englobam as iniciativas para a captação e a gestão financeira dos projetos, seu acompanhamento intelectual e o apoio a ações sociais e educativas. Desde sua criação, a Fundação já participou da execução de 555 projetos. A Superintendente da FADEX, Prof.ª Nilza Campos, explica a importância da mediação da FADEX para que projetos de pesquisa desenvolvidos no ambiente acadêmico, de fato, se concretizem.

"A FADEX gerencia os projetos científicos que nascem na academia. Por exemplo, um órgão de fomento lança um edital, e professores que compõem o corpo docente da Universidade entram em uma seleção. Após aprovação, o professor procura a FADEX para que esta empreste seu nome e sua estrutura legal a fim de que seu projeto possa ser executado", explica.

Diretora Executiva, Maria Dóris Carvalho de Amorim Mota e Superintendente da FADEX, Nilza Campos de Andrade

A diretora executiva Maria Dóris Carvalho enfatiza a FADEX como "mão que dinamiza o fluxo acadêmico entre pesquisadores e as organizações responsáveis por financiar a execução de seus projetos". Ela discorre sobre o histórico da Fundação: "A FADEX já começou grande, com aproximadamente 300 projetos. A grande ideia hoje é que todo esse conhecimento ultrapasse os muros da universidade, para que a sociedade seja beneficiada. Às vezes, os projetos de pesquisa não conseguem obter recursos devido às amarras da rotina e da legislação, e a passagem pela Fundação viabiliza sua liberação".

A Fadex fica localizada no Espaço Rosa dos Ventos, próximo às agências bancárias

O trabalho da FADEX para execução de projetos da Universidade Federal do Piauí pode ser percebida, por exemplo, nas atividades desenvolvidas pelo Laboratório de Análises de Combustíveis (LAPETRO/UFPI). O convênio com a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) possibilita que o LAPETRO possa realizar, mensalmente, a coleta e análise de amostras de combustíveis automotivos (gasolina, álcool e óleo diesel) comercializados no estado do Piauí; em seguida, os resultados são encaminhadas à ANP.

A professora Nilza Campos reforça que o funcionamento do LAPETRO (iniciado em 2001) precede a criação da FADEX (criada em 2005), mas esta alavancou a prestação de serviços à comunidade a partir do trabalho da equipe que compõe o LAPETRO.

As análises são realizadas no LAPETRO por meio da coleta e análise físico-química de amostras representativas em municípios do estado e contribuem para aumentar a qualidade dos combustíveis consumidos pelos piauienses. Mensalmente, 20% dos postos do Piauí cadastrados pela ANP são monitorados por meio de sorteio, período em que são avaliadas amostras de gasolina, etanol combustível e óleo diesel.

A FADEX convida professores e alunos a conhecer seu plano de trabalho e encontra-se sempre aberta a receber projetos e colaborar para sua execução. A Fundação é reconhecida como de utilidade pública pela Prefeitura de Teresina através da Lei n.º 3.961 de 23 de dezembro de 2009.

Endereço da FADEX

Espaço Universitário Campus Universitário Ministro Petrônio Portella (Espaço Rosa dos Ventos, próximo às agências bancárias e à Biblioteca Central)

Bairro Ininga / Teresina - PI CEP 64.049-550

Telefone: (86) 3215-5931 / 3237-1379