Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > UFPI realiza I Corrida do Professor neste domingo (13)

UFPI realiza I Corrida do Professor neste domingo (13)

Neste domingo (13), será realizada a I Corrida dos Professores, com concentração no Setor de Esportes da Universidade Federal do Piauí. O evento é organizado por docentes e alunos do Departamento de Educação Física da UFPI e integra a programação da 2ª Volta Federal, que conta também com palestra e curso. As inscrições, abertas à comunidade em geral, acontecem até o dia 10 de outubro, no Setor de Esportes da UFPI e na Associação dos Docentes da Universidade Federal do Piauí (ADUFPI).

2ª Volta Federal e I Corrida dos Professores
A 2ª edição da corrida "Volta Federal" será realizada juntamente com a "I Corrida dos Professores", para homenagear os professores. O evento é organizado pelo Grupo Sexteto Esportivo, formado por alunos do curso de Educação Física da UFPI, sob a orientação dos professores Dr. Sérgio Galan, Chefe do Departamento de Educação Física, e pelo Dr. Marcos Antonio Pereira, do Departamento de Biofísica e Fisiologia.

Inscrições
Os interessados podem se inscrever nas atividades no Setor de Esportes da UFPI e na Associação dos Docentes da Universidade Federal do Piauí (ADUFPI), no período de 23 de setembro a 10 de outubro, das 8h às 17h. As inscrições só serão validadas após o pagamento da taxa, de R$ 35,00 a R$ 60,00, de acordo com as atividades escolhidas pelo participante. Para participar, segundo as normas da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAT), como o percurso da prova é 6 km, os atletas devem ter no mínimo 18 anos completos até a data de inscrição.

A duração máxima da corrida é de 2h, e a estrutura conta com ambulância, carros de apoio, suporte de informação na largada e durante o percurso, fiscais e auxiliares para orientar e fornecer água aos participantes.

Premiação
Os três primeiros colocados, nas categorias masculina e feminina, bem como os competidores que concluírem o percurso receberão medalha de participação. O primeiro colocado na classificação geral recebe R$ 300,00 como premiação.

Palestra e Curso
A palestra "Vencendo Desafios", ministrada pelo atleta piauiense Cláudio Roberto de Sousa, padrinho da corrida, é uma das atividades de abertura do evento e será realizada no auditório do Setor de Esportes da UFPI, no dia 11 de outubro, às 19h.

A programação conta também com o curso "Corrida de Rua", ministrado pelo Prof. Dr. Alexandre Sérgio da Silva (UFPB), que acontece durante a manhã e a tarde de sábado (12), no auditório do Setor de Esportes.

Incentivo à organização de eventos esportivos
A ideia de realizar um evento esportivo como a corrida surgiu na disciplina Organização Esportiva, ministrada pelo professor Sérgio Galan, em que cada grupo de alunos fica responsável por organizar um tipo de competição esportivo.

Segundo o professor do Departamento de Biofísica e Fisiologia, Marcos Antonio Pereira, a recepção da I Volta Federal motivou a realização da 2ª edição com proporções maiores. "Nós tivemos uma aceitação muito boa da comunidade em geral, principalmente porque muitos vão participar não para ganhar um prêmio, mas também para ter a possibilidade de realizar o percurso. Por isso, estabelecemos uma distância acessível, de 6 km, o que possibilita a cada participante realizar o percurso em seu ritmo", disse.

Josiany Ryra, aluna do 6º período e integrante do Sexteto Esportivo, destacou a importância do desenvolvimento dessa atividade para sua formação acadêmica, além de perceber neste tipo de trabalho o início de uma vida pós-acadêmica. "Sempre fui envolvida com essa questão de organizar eventos. Poder integrar a organização da Volta Federal é ter a possibilidade de experimentar como seria estar de fato no mercado de trabalho. Além de ser uma oportunidade de aprender mais com a experiência de professores como Sérgio Galan e Marco Antonio", disse a futura educadora física.

Mais informações:

2ª VOLTA FEDERAL - FACEBOOK

Telefones: 9526-8861 (Rayra) e 8854-7446 (Yara).