Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > UFPI realiza aula inaugural da pós-graduação em História do Brasil
Início do conteúdo da página

UFPI realiza aula inaugural da pós-graduação em História do Brasil

Imprimir
Última atualização em Domingo, 24 de Março de 2019, 16h17

Na última quarta-feira (23) foi dado início à Oficina de Trabalho do Programa de Pós-Graduação em História do Brasil, da Universidade Federal do Piauí (UFPI), com a aula inaugural do segundo semestre da Pós-Graduação em História do Brasil e da graduação em História. O evento ocorreu no Auditório Noé Mendes, no Centro de Ciências Humanas e Letras (CCHL).

Prof.ª Dr.ª Maria Antonieta Antonacci e Prof. Dr. Pedro Vilarinho

Prof.ª Dr.ª Teresinha Queiroz e Prof. Dr. Francisco Alcides do Nascimento

Na ocasião estavam presentes alunos da Pós-Graduação em História do Brasil; o Pró-Reitor de Extensão, Prof. Dr. Pedro Vilarinho; o coordenador do Programa de Pós-Graduação em História do Brasil, Prof. Dr. Francisco Alcides do Nascimento; além da Prof.ª Dr.ª Teresinha Queiroz e da Prof.ª Dr.ª Maria Antonieta Antonacci, então ministrante da Oficina e docente da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).

Para a professora Dr.ª Maria Antonieta Antonacci, "o evento é muito importante pois está diretamente ligado aos alunos, uma conversa sobre o tratamento de pesquisas e a criação de um diálogo intenso com os mesmos, a fim de dividir conhecimento, enfatizando que o ensino e a pesquisa nunca podem ser dissociados.''

"Trabalhar o potencial de pesquisa do Nordeste, especialmente a Literatura de Cordel; perceber na região as formas de linguagens sociais, entre letra, voz e imagem; acompanhar culturas que se encontram na literatura e, nesse sentido, acompanhar especialmente as vozes dos povos africanos de origem, que querem a garantia de sua condição humana, são os três pontos importantes da realização desta Oficina'', ressalta Maria Antonieta Antonacci.

Prof. Dr. Francisco Alcides 

Segundo o Prof. Dr. Francisco Alcides, que deu início à aula inaugural, "o evento é importante porque trata de um tema pouco trabalhado, em que a ministrante é especialista, sendo uma forma de partilhar e compartilhar conhecimentos. ''

Para Prof.ª Dr.ª Teresinha Queiroz, "a importância do evento não se deve somente por ser a abertura do segundo semestre da Pós-Graduação em História do Brasil na UFPI, mas também por caracterizar as relações institucionais, faz parte do PROCAD, que tem como objetivo a troca de experiências acadêmicas e intelectuais entre a UFPI e PUC-SP e PUC do Rio Grande do Sul."

Kllaricy Oliveira, aluna do mestrado em História do Brasil, biênio 2012-2014, afirma: "Já recebemos outras oficinas e palestras de outros professores, esta é a terceira e é de fundamental importância, pois é uma contribuição mútua, troca de conhecimentos, traz perspectivas diferentes, novas fontes, um novo olhar sobre a questão estudada, que inclusive tem relação direta com o tema da minha dissertação de mestrado.''

Ainda na oportunidade, Maria Antonieta Antonacci, lançou seu livro "Memórias Ancoradas em Corpos Negros'' . A Oficina de Trabalho acontece no período de 23 a 25 de outubro, na sala do mestrado de História do Brasil, no CCHL. 

 

Fim do conteúdo da página