Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Reitor da UFPI recebe títulos de cidadão piauiense e teresinense

Reitor da UFPI recebe títulos de cidadão piauiense e teresinense

O Reitor da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes, recebeu, na noite dessa quinta-feira (24), os títulos de cidadão piauiense e teresinense, entregues pela Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) e pela Câmara Municipal de Teresina. A homenagem no âmbito estadual foi proposta pela deputada estadual Belê Medeiros (PSB) e a municipal pelo vereador Carlos Filho (PTB), considerando-se a contribuição que o homenageado tem fornecido ao ensino, à pesquisa e à extensão no estado do Piauí.

Reitor Arimatéia Lopes, cidadão piauiense e teresinense

A mesa de honra foi composta pelos deputados Themistocles Filho (PMDB), Belê Medeiros (PSB), Francisco Ramos (PSB), Mauro Tapety (PMDB), Assis Carvalho (PT) e Fernando Monteiro (PTB); pelos vereadores Rodrigo Martins (PSB), Samuel Silveira (PMDB), Carlos Filho (PTB) e José Rinaldo Cabral (PSB-Picos); pelo Coronel Carlos Frederico, representando o Corpo de Bombeiros, contando, ainda, com: Dr. Avelar Alves da Silva, diretor do Hospital Universitário (HU); Prof.ª Dr.ª Graça Citó (UFPI), esposa do reitor; José Oton Dantas Lopes, irmão do homenageado; Prof. Dr. Pedro Vilarinho, Pró-reitor de Pesquisa (UFPI); Prof.ª Dr.ª Regina Ferraz, diretora do Centro de Ciências da Saúde (CCS-UFPI); e José Alves de Mendonça Filho, Prefeito Universitário (PREUNI).

Mesa de Honra

A solenidade, relizada no Cine Teatro da UFPI, a partir das 20h, foi aberta pelo presidente da Alepi, deputado estadual Themístocles Filho (PMDB), e contou com a apresentação do Coral da UFPI, regido pelo maestro Aurélio Melo. Em sua fala, o presidente da Alepi destacou que o título de cidadão piauiense é concedido àqueles que têm seu trabalho reconhecido na sociedade. "O reitor da UFPI é do estado do Ceará e já trabalha no Piauí há muitos anos, onde faz um belo trabalho. Portanto, a Alepi reconhece a relevância dos seus serviços", disse Themistocles Filho.

Reitor recebendo o título de cidadão piauiense

De acordo com a deputada Belê Medeiros, propositora do título de cidadão piauiense, o Prof. Dr. José Arimatéia tem dado relevantes contribuições para o desenvolvimento social, político, econômico e, acima de tudo, intelectual do Piauí. "O reitor tem, na sua história de vida e no seu exercício aqui na UFPI, contribuído muito para esse desenvolvimento. Essa homenagem nada mais é do que reconhecimento e gratidão aos relevantes serviços que ele tem prestado ao nosso estado".

Deputada Belê Medeiros, propositora do título de cidadão piauiense

Já o vereador Carlos Filho, que propôs o título de cidadão teresinense, destaca que o reitor tem um significado muito grande tanto para a universidade, como para Teresina e o Piauí. "Se formos fazer um levantamento sobre sua administração, somente nesse primeiro ano a frente da UFPI, vamos ver o quão eficiente tem sido o seu trabalho e de sua equipe. Rapidamente detectaram os problemas da comunidade universitária e vêm solucionando esses problemas. São inúmeras as conquistas que ele já trouxe para Teresina e para o Piauí", falou o vereador.

Reitor recebendo o título de cidadão teresinense

Vereador Carlos Filho: "O Reitor assume um significado relevante para Teresina e para o Piauí"

Em seu discurso, o reitor José Arimatéia disse estar emocionado em receber os títulos, pois Teresina e o Piauí são os lugares que escolheu para viver, constituir família e atuar profissionalmente. "Costumo dizer que nasci no Ceará e renasci no Piauí e em Teresina. Ambos têm grande significado para mim". Sobre o trabalho que vem realizando à frente da administração superior da UFPI, o reitor destacou o significativo crescimento da universidade nos últimos anos. "Estamos trabalhando com o intuito de consolidar esse crescimento e também para que a instituição continue crescendo. Por isso, além da preocupação em consolidar o que já cresceu, também temos o objetivo de criar novos câmpus, como é o caso dos projetos de Esperantina e Oeiras".

"A cidade de Teresina e o estado do Piauí são os lugares que escolhi para viver", afirmou o Reitor da UFPI

Em nome dos familiares, a Prof.ª Dr.ª Graça Citó, esposa de Arimatéia Lopes, agradeceu as homenagens. "A família, esposa e filhos sentem-se honrados com os títulos. O coração do Arimatéia é verdadeiramente o de um cidadão teresinense e piauiense", disse emocionada. A cerimônia foi prestigiada por familiares, autoridades, integrantes da administração superior e demais membros da comunidade acadêmica.

Reitor José Arimatéia com esposa, Prof.ª Dr.ª Graça Citó, filhas e neto

TRAJETÓRIA - Cearense da cidade de Pindoretama, Ceará, José Arimatéia Dantas Lopes possui graduação em Farmácia e Bioquímica pela Universidade Federal do Ceará (UFC), mestrado e doutorado em Química pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Tornou-se docente da Universidade Federal do Piauí em 1978, tendo sido empossado Reitor da instituição em novembro de 2012.

O Reitor e representantes da administração da  UFPI

O reitor da UFPI e os irmãos

Autoridades, docentes e comunidade acadêmica em geral prestigiam a solenidade