Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Maestrina Alba Bomfim rege Orquestra Filarmônica de Minas Gerais

Maestrina Alba Bomfim rege Orquestra Filarmônica de Minas Gerais

A professora e maestrina Alba Cristina Bomfim, do Departamento de Música e Artes Visuais (DMA), da Universidade Federal do Piauí (UFPI), foi selecionada como regente ativa da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, durante a realização do Laboratório de Regência da Filarmônica de Minas Gerais, ocorrido no último mês de outubro. O evento, que está em sua quinta edição, busca dar a jovens maestros brasileiros a oportunidade de ter um instrumento para desenvolver as suas habilidades, ou seja, uma orquestra.

Maestrina Alba Bomfim à frente da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais

Na oportunidade, a mestrina Alba Bomfim, juntamente com os demais regentes ativos, Vinícius Panegacci, Luciano Camargo e Sergei Eleazar de Carvalho, além de outros regentes ouvintes, conduziram a Abertura da ópera "Tannhäuser" de Wagner, sendo observados e orientados de perto pelo maestro Fabio Mechetti.

Regentes ativos acompanhados pelo maestro Fabio Mechetti

Como a experiência de estar à frente de uma orquestra exige várias habilidades, o Laboratório ofereceu uma diversidade de situações para os jovens maestros. O resultado da aprendizagem, foi apresentado no Sesc Palladium de Minas Gerais, quando cada um dos quatro regentes ativos conduziram um movimento da "Sinfonia nº 2 em Ré maior, op. 36" de Beethoven.

Alba Bomfim

Natural do Rio de Janeiro, Alba Bomfim é bacharel em Regência pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro e Mestre em Música pela Universidade de Brasília. Vencedora no Concurso Internacional de Jovens Regentes de Orquestra Eleazar de Carvalho (Fortaleza, 2009), participou de masterclasses com Lanfranco Marcelletti, Julio Medaglia, Daisuke Nagamine, Yeruham Sharowisky, Christopher Zimmerman, David Hoose, Ken Woods, Kenneth Kiesler, Kirk Trevor e Paolo Bellomia. Conduziu as orquestras Astoria Symphony, Rose City Chamber Orchestra, Bohuslav Martinu e sinfônicas do Festival Eleazar de Carvalho e do Civebra. É professora de regência da Universidade Federal do Piauí, onde coordena o Programa de Extensão Laboratório de Performance Artística.