Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Seminário de Docência Superior inicia suas atividades nessa quinta-feira

Seminário de Docência Superior inicia suas atividades nessa quinta-feira

A cerimônia de abertura do "Seminário de Docência Superior" aconteceu na manhã desta quinta-feira (07), às 8h30 no auditório de Centro de Ciências Agrárias (CCA) da Universidade Federal do Piauí (UFPI), no Campus Teresina. O evento tem como objetivo informar os professores recém empossados sobre os procedimentos educacionais que são oferecidos a comunidade, orientando e compartilhando conhecimentos sobre as estruturas e normas da instituição.

Cerimônia de abertura do "Seminário de Docência Superior"

Na ocasião, a mesa de honra foi formada pelo professor Dr. José Arimatéia Dantas Lopes, reitor da UFPI; professora Dr.ª Rosa Lina Pereira da Silva, Coordenadora de Apoio e Assessoramento Pedagógico; professora Dr.ª Maria do Socorro Leal Lopes, Pró-Reitora de Ensino de Graduação; e professor Dr. Paulo Ramalho, representando a Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PRPG). O Seminário está sendo organizado pela Coordenadoria de Apoio e Assessoramento Pedagógico (CAAP) da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PREG).

O Prof. José Arimatéia destacou a importância em realizar esse Seminário para receber e orientar esses professores que estão iniciando suas atividades na UFPI. "Precisamos criar esse acolhimento aos novos servidores, docentes, ou técnicos administrativos. O Seminário é uma forma de apresentar a universidade a eles, chamar a atenção da importância do trabalho do professor, incentiva-los a exercer seu trabalho com dedicação e inseri-los na família UFPI", disse o reitor.

Prof. José Arimatéia, reitor da UFPI, durante discurso na cerimônia de abertura do evento

O evento é essencial para a qualificação, na formação contínua desses professores que estão para UFPI iniciando na docência, mesmo com a prática em outras instituições de ensino superior, oportuniza o conhecimento das estruturas, normas e o funcionamento dos nossos cursos da instituição, e discutir sobre a prática docente na UFPI. Segundo a Prof.ª Rosa Lina da Silva, "O Seminário objetiva dar uma formação de ação docente aos professores e de como eles podem atuar de melhor forma em seu dia a dia como docente. Pois é importante compartilharmos conhecimento com esses novos professores".

Durante a abertura, a Prof.ª Dr.ª Maria do Socorro Lopes também se pronunciou sobre a realização dessa atividade. "Nós estamos conversando, refletindo e analisando a nossa prática sob a ótica da experiência dos professores que fazem a UFPI. Além de dar boas vindas aos nossos colegas que se juntam a nós por um objetivo maior, que é consolidar o ensino superior no âmbito da UFPI", evidenciou a Pró-Reitora.

Estão inscritos no Seminário 130 professores que foram empossados nos anos de 2012 e 2013. Durante dois dias serão proferidas palestras abordando a estrutura da instituição como um todo, seja ela acadêmica ou administrativa, e tratando diversas questões relacionadas a docência no Ensino Superior. No encerramento será realizada uma avaliação do Seminário pelos participantes para a partir dos resultados obtidos poder repetir e/ou melhorar os procedimentos nas próximas edições.

O Prof. Ms. José Edson de Melo, da área de Ciência da Computação do Campus Prof.ª Cinobelina Elvas, ressaltou a importância do Seminário para conhecer e ser orientado quanto as questões estruturais da Instituição. "No primeiro momento ao observar a programação do evento, eu vi que existem diversas palestras planejadas para orientar tanto a questão do posicionamento didático-pedagógico do professor em sala de aula, como também fazer com o que os professores tomem conhecimento da estrutura organizacional para poder interagir melhor com relação a diversas estruturas dentro da UFPI", disse.

Confira a programação.