Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > PPGCF inicia as atividades do II Workshop de projetos e dissertações

PPGCF inicia as atividades do II Workshop de projetos e dissertações

O "II Workshop e Apresentação de Projetos e Dissertações" iniciou suas atividades na manhã da última quarta-feira (13) no auditório do curso de Farmácia da Universidade Federal do Piauí (UFPI). O evento é inciativa do Programa Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas para divulgar, compartilhar e promover ideias e projetos desenvolvidos nos cursos de Pós-Graduação em Ciências da Saúde (PPGCF), da Vida e da Natureza da UFPI e de outras Instituições de Ensino Superior.

Cerimônia de abertura do "II Workshop e Apresentações de Projetos e Dissertações"

A abertura teve início após o credenciamento com a apresentação do Grupo Quinteto de Cordas (Grupo de Câmara, parte da orquestra da UFPI sob a regência do Maestro Professor Manuel Mendonça). O Prof. Dr. Sidney Gonçalo de Lima, presidente do II Workshop; a Prof.ª Me. Zulmira Lúcia Oliveira Monte, Coordenadora de Seminário e Estágios Extra Curriculares; o Prof. Pedro Vilarinho Castelo Branco, Pró-Reitor de Pesquisa; o Prof. Dr. Livio Cesar Cunha Nunes; o Prof. Dr. José Lamartine Soares Sobrinho e o Prof. Dr. Lucindo José Quintans Junior comporam a mesa de honra durante a cerimônia de abertura.

Durante o workshop serão realizadas palestras, apresentações de trabalhos (pôsteres, trabalhos orais e dissertações) e a I Feira de Negócios e Apresentação de Serviços. Estão inscristos 39 trabalhos, sendo 13 orais e 26 panéis divididos nas áreas de Ciências da Saúde, da Vida e da Natureza, os quais serão apresentados aos 137 alunos de cursos da área de Ciências da Saúde e Ciências da Natureza participantes do evento. Prof. Rivelilson de Freitas destacou o progresso do evento nessa segunda edição. "No I Workshop de Projetos e Dissertações, que ocorreu ano passado, não tivemos apresentações de dissertações, e nesta segunda edição temos duas dissertações inscritas", disse.

Grupo de câmara "Quinteto de Cordas" durante a cerimônia de abertura

O evento destina-se à comunidade acadêmica, contemplando a UFPI e outras instituições públicas e particulares, a fim de promover a integração e expor a produção científica da Instituição; e tem como objetivo divulgar as atividades de pesquisa realizadas pelos alunos dos cursos de pós-graduação em Ciências da Saúde, da Vida e da Natureza da UFPI e de outras Instituições de Ensino Superior do estado do Piauí; avaliar os trabalhos desenvolvidos por alunos vinculados aos programas de pós- graduação dessas áreas; promover a integração ensino-pesquisa entre os corpos discente e docente do PPGCF com outros programas de pós-graduação e incentivar o intercâmbio com pesquisadores de outras instituições de ensino superior.

O Prof. Sidney de Lima reforçou que o objetivo é dar visibilidade aos projetos científicos produzidos na instituição. "O nosso objetivo geral é mostrar a nossa produção cientifica, nossos projetos e nossas dissertações. Também buscamos trazer novos pesquisadores e palestrantes que possam trazer uma contribuição para o programa. Então objetivamos fazer uma integração, especialmente, entre alunos pesquisadores e professores, além disso mostrar para sociedade os trabalhos que têm sido feitos na UFPI", falou o presidente do evento.

Segundo o Prof. Pedro Vilarinho a realização de eventos como o "II Workshop e Apresentação de Projetos e Dissertações" é importante por divulgar e incentivar a pesquisa na UFPI. "A realização desse evento é importante por ser uma forma de mostrar para comunidade as pesquisas que estão sendo desenvolvidas pelos alunos e pelos professores, e também é uma forma de você incentivar, tanto a divulgação do conhecimento quanto fazer com que as pessoas percebam possibilidades de pesquisa, perceber que é possível se fazer pesquisa dentro da UFPI", evidenciou o Pró-Reitor.

Dando continuidade as atividades de abertura, foi realizada a palestra "O uso de plantas medicinais e seus metabólitos secundários na fibromialgia", ministrada pelo Prof. Lucindo José Quintans Junior do Departamento de Fisiologia da Universidade Federal de Sergipe (DFS/UFS). Segundo ele, "Eu acho muito importante que a UFPI tenha essa capacidade inovadora, de receber pesquisadores de outras instituições e possibilitar a troca experiências e a exposição de exemplos de projetos. A inovação terapêutica está vinculada a todas instituições federais do Brasil, e envolve diretamente o setor produtivo. Esse workshop traz profissionais que têm contato direto com o setor produtivo, que têm contato com os grandes laboratórios e que estão desenvolvendo medicamentos de ponta, e que participam do desenvolvimento da tecnologia nacional, já que a maioria dos medicamentos no mercado brasileiro são fabricados com uma tecnologia desenvolvida fora do país".