Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > UFPI participa do 8º Festival de Cultura de Oeiras

UFPI participa do 8º Festival de Cultura de Oeiras

A Universidade Federal do Piauí (UFPI), por meio da Superintendência de Comunicação Social e da Editora da UFPI (EDUFPI), esteve presente no 8º Festival de Cultura de Oeiras, que aconteceu no período de 14 a 16 de novembro. A edição desse ano homenageou o Museu de Arte Sacra do município e contou com apresentações culturais, oficinas, estandes com artesanato local e shows gratuitos com bandas locais e nacionais.

O Festival de Cultura de Oeiras apresentou ainda uma programação com espaços de literatura, arte, poesia, dança, debates, história e música. Artistas nacionalmente conhecidos, como Oswaldo Montenegro, Ellen Oléria e Clã Brasil, fizeram apresentações durante os três dias de evento, além de vários artistas piauienses e grupos locais.

A Praça do Livro, instalada na Praça das Vitórias, foi criada para incentivar a leitura, atividade que se integrou ao festival a partir deste ano. Tiana Tapety, secretária municipal de Educação, comentou sobre a importância da participação da UFPI no evento. "É uma forma de impulsionar a aquisição do conhecimento, além de possibilitar que, num futuro próximo, possamos projetar esses alunos, que hoje são do ensino fundamental e médio, para serem alunos da Universidade Federal do Piauí, no campus de Oeiras", disse.

Praça do Livro

A UFPI organiza e participa de diversos eventos culturais todos os anos, mas essa foi a primeira vez que levou um estande a Oeiras. O professor Dr. Ricardo Alaggio, diretor da EDUFPI e responsável pela Livraria Monsenhor Melo, que expõe os títulos publicados pela Editora da UFPI, ressaltou que "a universidade está presente por uma razão bem especial, que é o fato de estar em andamento o processo de implantação de um campus na cidade de Oeiras. Viemos mostrar em nosso estande os principais títulos da livraria, aqueles que também estão expostos em Teresina".

Estudantes do Departamento de Comunicação Social da UFPI realizam atividades práticas no Festival

Jacqueline Dourado, Superintendente de Comunicação Social da UFPI, destacou que "a participação da UFPI no VIII Festival de Cultura de Oeiras foi extremamente importante e positiva, uma vez que em breve a universidade vai ser instalada na cidade, dessa forma queremos estar mais perto dos oierenses. Oeiras é uma cidade que tem uma forte presença cultural e a EDUFPI esteve presente com estande e lançamento de livro. O curso de comunicação também enviou alunos para fazer reportagens durante o evento, o que significou um execelente laboratório. O resultado foi muito bom".

A EDUFPI é a maior editora do Estado e atualmente produz cerca de 100 obras por ano. "Produzimos os conhecimentos dos professores da universidade e também apoiamos boa parte de agentes culturais do Piauí, extremamente operantes. Portanto, não podíamos deixar de participar desse festival, pois é um momento importante também para a instituição", completa Alaggio.

Prof. Dr. Ricardo Alaggio, diretor da EDUFPI

O 8º Festival de Cultura de Oeiras é uma realização da Prefeitura Municipal de Oeiras, por meio das Secretarias Municipais de Cultura e Turismo; Juventude; Administração e Finanças; Educação; Indústria e Comércio, também do Ministério da Cultura; Governo Federal e Governo do Estado do Piauí, com apoio das Secretarias Municipais de Saúde e de Obras. São parceiros do evento a Universidade Federal do Piauí (UFPI); Universidade Estadual do Piauí (UESPI); Secretaria de Educação e Cultura do Piauí (SEDUC); 8ª GRE; Museu de Arte Sacra de Oeiras; Instituto Histórico de Oeiras; SEBRAE; Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN); Fundação Cultural do Piauí (FUNDAC) e Secretaria de Estado do Turismo.