Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > EDUFPI lança livro sobre energia solar em 8º Festival de Cultura de Oeiras
Início do conteúdo da página

EDUFPI lança livro sobre energia solar em 8º Festival de Cultura de Oeiras

Imprimir
Última atualização em Domingo, 24 de Março de 2019, 16h17

O livro "Energia Solar Fotovoltaica no Piauí: Barreiras e Potencialidades", do Prof. Me. Albemerc Moura de Moraes, egresso da Universidade Federal do Piauí (UFPI), foi lançado no dia 16 de novembro durante o 8º Festival de Cultura de Oeiras, na Praça do Livro. O livro foi publicado pela editora da Universidade Federal do Piauí (EDUFPI) e tem como objetivo identificar as principais barreiras e potencialidades para a expansão do uso da energia solar fotovoltaica no Piauí.

Albemerc Moura de Moraes, autor do livro,  é diretor do Instituto Piauí Solar e doutorando no Programa de Pós-Graduação em Energia pela Universidade Federal do ABC (UFABC), onde desenvolve pesquisas relacionadas às aplicações da tecnologia solar fotovoltaica, principalmente para o acesso à água em regiões semiáridas.

Livro "Energia Solar Fotovoltaica no Piauí: Barreiras e Potencialidades", do Prof. Me. Albemerc Moura de Moraes

Na oportunidade, foi realizado o evento simbólico de lançamento do livro na Comunidade Exu, onde foram desenvolvidos  ações de difusão das energias renováveis e educação ambiental, por meio do Instituto Piauí Solar (IPS). No âmbito do Projeto "Sol e Água no Sertão", o IPS implantou em 2012 um sistema solar fotovoltaico de bombeamento de água destinado à irrigação comunitária de uma pequena área na Comunidade Exu. No ano de 2013, nessa mesma comunidade, o IPS com apoio de parceiros viabilizou a execução do projeto extensionista "Educação Ambiental Contextualizada no Semiárido Piauiense".

 

Energia Solar Fotovoltaica é uma fonte de energia renovável obtida pela conversão de energia luminosa em energia elétrica.

Fim do conteúdo da página