Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Dia do Biomédico: UFPI parabeniza os profissionais

Dia do Biomédico: UFPI parabeniza os profissionais

No dia 20 de novembro comemora-se o Dia do Biomédico. Em alusão à data, a coordenadora do curso de Biomedicina da Universidade Federal do Piauí, Prof.ª Dr.ª Ana Carolina Melo, presta homanagem aos profissionais:

O Campus de Parnaíba dispõe de 11 cursos de graduação. Dentre estes destaco Biomedicina, que teve sua primeira turma iniciada em 2007.1, da qual fui professora. Atualmente, contamos com cinco turmas formadas, laboratórios de ensino nas áreas básicas e médicas, além de convênios com laboratórios e outras unidades de saúde que permitem que o aluno perpasse o seu estágio curricular, contemplando a carga horária total de atividades obrigatórias de 3.615 horas, permitindo a aquisição de conhecimentos essenciais e profundidade de modo integrado.

O profissional Biomédico egresso tem assim uma "formação generalista, humanista, crítica e reflexiva", para atuar em todos os níveis de atenção à saúde. Acredito que a maior dificuldade desses profissionais é a falta do conhecimento público da profissão citada, bem como sua formação generalista.

O curso aguarda com expectativa a implantação do Laboratório de Análises Clínicas no Campus, prevista para 2014, o que facilitará e proporcionará uma oportunidade ampliada de experiência teórico-prática, permitindo a melhor formação do aluno.

Na última avaliação do MEC, o curso de Biomedicina da UFPI atingiu nota 4. O seu quadro de professores é formado em sua maioria por doutores em diversas áreas de especialização.

No dia 20 de novembro, a UFPI teve a oportunidade de lançar no mercado novos profissionais prontos para atuar nas suas diversas áreas, com especialidade em Análises Clínicas. Aproveito para parabenizar estes novos profissionais, não só pela Outorga de Grau, bem como pelo dia do Biomédico. Congratulações estendidas aos outros Biomédicos formados por outras instituições, professores, em especial os professores Biomédicos do curso, e gestores em saúde. Assim, como ao primeiro laboratório com responsabilidade técnica de um Biomédico no estado do Piauí e seu gestor.

Desejo a todos sucesso e prosperidade profissional.

Prof.ª Dr.ª Ana Carolina Fonseca Lindoso Melo
Coordenadora do curso de Biomedicina