Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Docente da UFPI defende tese de doutorado

Docente da UFPI defende tese de doutorado

A professora da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Rosilane de Lima Brito Magalhães, defendeu a tese de Doutorado "Infecção pelo vírus da Hepatite B, HIV e cobertura vacinal em profissionais do sexo, feminino de Teresina-PI", no último dia 19 de novembro, sob a orientação da Prof.ª Dr.ª Elucir Gir.

A docente faz parte de uma turma de qualificação vinculada ao Doutorado Interinstitucional (DINTER/EERP-USP/UFPB/UFPI) para fins de fortalecimento da pós-graduação na UFPI e Universidade Federal da Paraíba (UFPB). A tese defendida pela professora ufpiana trata de um estudo com mulheres profissionais do sexo no município de Teresina-PI, tendo como foco a prevalência do HIV e Hepatite B. Durante o estudo, a professora avaliou a cinética do anti-HBs após cada dose de vacina administrada, contra Hepatite B.

Entre os aspectos destacados pela banca examinadora, o ineditismo acadêmico, a relevância social para a Teresina e a possibilidade de publicação em periódico internacional.

A Prof.ª Dr.ª Rosilane de Lima Brito Magalhães tem financiamento aprovado por meio de edital do Ministério da Saúde para dar continuidade ao estudo utilizando metodologia inovadora no Piauí, em parceria com a Prof.ª Dr.ª Elucir Gir e outros pesquisadores.

Prof. Dr. Luiz de Sousa Santos Júnior (UFPI), Profa. Dra. Sheila Araújo Teles (UFGO), Profa. Dra. Renata Karina Reis (USP), Profa. Dra. Rosilane de Lima Brito Magalhães (UFPI), Profa. Dra. Elucir Gir (USP), Profa. Dra. Marli Teresinha Gimenez Galvão (UFC).