Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Treinamento é realizado para selecionar supervisores do ERICA

Treinamento é realizado para selecionar supervisores do ERICA

Foi realizado, na manhã desta terça-feira (03), o treinamento que constitui a terceira e última etapa de seleção de supervisores para participar do Estudo de Riscos Cardiovasculares em Adolescentes (ERICA), pesquisa nacional que, no Piauí, está sob a responsabilidade do Departamento de Nutrição da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Reunidos no Auditório do Curso de Nutrição da UFPI, profissionais das áreas de Nutrição e Enfermagem foram orientados sobre o uso de equipamentos a ser empregados durante a coleta de dados e sobre abordagens a ser adotadas nas intervenções. Ao todo, 18 candidatos concorrem a seis vagas para supervisores, a ser selecionados na próxima quinta-feira (05).

O ERICA é um estudo multicêntrico nacional, que tem como objetivo mapear a saúde e nutrição de adolescentes entre 12 e 17 anos. O estudo busca analisar e conhecer a proporção de adolescentes com diabetes mellitus e obesidade, assim como traçar o perfil dos fatores de risco para doenças cardiovasculares (como níveis de lipídios e pressão arterial, entre outros) e de marcadores de resistência à insulina e inflamatórios nessa população.

Coordenadora local do ERICA, a Prof.ª Dr.ª Marize Melo dos Santos esclarece que os seis candidatos selecionados para atuar no Piauí deverão compor três equipes de ação. Cada uma será composta por dois supervisores e outros integrantes a ser selecionados pelo Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (Ibope). Segundo a coordenadora, "não existe outra pesquisa no Brasil com tal amplitude de indicadores avaliados nos grupos escolares da rede pública e privada na faixa etária determinada".

"Após a seleção, a pesquisa de campo propriamente dita será iniciada. Para a tarefa, duas categorias de supervisor serão selecionadas: o supervisor de escola, que detém a responsabilidade de sensibilizar a comunidade escolar (diretores, pais e alunos) para a participação no estudo; a outra equipe ficará responsável pela coleta de dados dos alunos (peso, altura, idade, sexo, amostra de sangue para avaliação do perfil lipídico e dos níveis de glicemia)", afirma.

No total, serão avaliadas as condições de saúde de aproximadamente 75 mil estudantes de 1.251 escolas brasileiras, públicas e particulares, distribuídas pelas 124 cidades participantes, incluindo todas as capitais. Em Teresina, 1980 adolescentes de 33 escolas participarão do ERICA, sendo 20 da rede pública estadual, cinco da rede pública municipal e oito da rede privada.

Membro da Coordenação Nacional do ERICA, Gabriela Abreu ministra palestra para candidatos ao cargo de supervisor no Piauí

A fase preliminar de seleção de supervisores no Piauí, bem como a idealização e o delineamento do estudo, ficaram sob a responsabilidade do Instituto de Estudos em Saúde Coletiva (IESC) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Coordenadora nacional do ERICA, a Prof.ª Drª. Maria Cristina Kuschnir é membro da equipe selecionada para a coordenação da pesquisa a partir de edital lançado pelo Ministério da Saúde. Ela destaca que, no Brasil, 35 mil adolescentes já tiveram seus dados coletados, e as escolas participantes foram sorteadas a partir de um cálculo amostral feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

"O objetivo do ERICA é encontrar prevalência desses fatores de risco no Brasil, nas capitais e nas regiões. As escolas foram sorteadas levando-se em consideração serem públicas ou privadas, estarem perto ou longe de grandes centros e colocarem-se na zona urbana ou rural, de forma a representar realmente o adolescente brasileiro. Sabemos que riscos de doenças cardiovasculares, a exemplo de derrame, infarto e AVC, que antes eram observadas em pessoas de idade mais avançada, se manifestam cada vez mais cedo. Para tal, podem ser identificadas como causas o estilo de vida, a obesidade, a alimentação equivocada e a falta de atividade física", finaliza.

Equipamentos PDA fornecidos para a pesquisa pelo IBGE serão manuseados pelos próprios adolescentes - Foto: Carolina Oliveira

A coordenadora nacional afirma que a expectativa é de que a pesquisa de campo seja encerrada em 2014, e os primeiros resultados devem ser identificados ao fim do próximo ano. O estudo é de fundamental importância para comunidade acadêmica, pois possibilitará aos alunos da graduação e da pós-graduação, de diversas áreas da saúde, trabalhar com esses dados para produzir outras pesquisas, publicações, dissertações e projetos de iniciação cientifica.

Da esquerda para a direita: Laura Barufaldi, membro da Coordenação do ERICA; Prof.ª Dr.ª Maria Cristina Kuschnir, coordenadora nacional do ERICA; Prof.ª Dr.ª Marize Melo dos Santos, coordenadora local do ERICA; e professora Luana Mota Martins, coordenadora adjunta local do ERICA - Foto: Carolina Oliveira