Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > I Concurso de receitas de nutrição e gastronomia é realizado na UFPI

I Concurso de receitas de nutrição e gastronomia é realizado na UFPI

O curso de extensão em Nutrição e Gastronomia, promovido pelo Departamento de Nutrição da Universidade Federal do Piauí (DN/UFPI) em parceria com o Programa Terceira Idade em Ação (PTIA) realizou na última sexta-feira (30) o "I Concurso de Nutrição e Gastronomia".

Participantes do Concurso

A receita vencedora do concurso foi a salada polonesa. Maria José Vieira Pontes participa do PTIA desde o ano passado e foi dela a ideia da receita vencedora. "Eu cheguei aqui através de uma colega e esses encontros são muito importantes para mim, pois aqui eu aprendi mais sobre saúde e qualidade de vida, além de fazer várias amigas com o convívio", afirmou Maria José Pontes.

Vencedoras do Concurso

O objetivo do concurso é incentivar a melhoria na qualidade de vida por meio da nutrição e da gastronomia. "Nós queremos contribuir para que adultos e idosos tenham melhor qualidade de vida por meio da alimentação, aliando a nutrição com a gastronomia. A gente espera que o curso possa contribuir para uma mudança de vida, com o consumo de alimentos saudáveis. E a extensão, é uma forma de nós passarmos para a comunidade o nosso trabalho e fazer com que a mesma participe e seja beneficiada com esse trabalho", afirmou a Prof.ª Martha Teresa Siqueira Marques Melo, professora do curso de extensão.

Professoras Martha Teresa Siqueira e Clélia de Moura Fé

Além disso, a Prof.ª Clélia de Moura Fé, que também ministra as aulas do curso de extensão, destaca a importância desses eventos para a formação acadêmica e profissional dos alunos: "Aqui eles aprendem como se portar e transmitir os conhecimentos para a população. É importante estar fazendo a capacitação para o aluno atuar quando sair da UFPI, aplicando os conhecimentos da sala de aula na prática".

Receita vencedora, salada polonesa

Bolo de laranja

Arroz com carneiro seco

Detalhes da decoração da mesa: árvore de natal feita com frutas e espetinho de frutas