Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Encontro de Educação Especial discute ensino inclusivo e de qualidade

Encontro de Educação Especial discute ensino inclusivo e de qualidade

Construir reflexões acerca de temas relacionados à educação e acessibilidade, a fim de garantir a viabilização de acesso a uma educação inclusiva de qualidade, esse é o objetivo norteador do I Encontro de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (ENEESPI) da Universidade Federal do Piauí (UFPI), que acontece de 04 a 06 de dezembro, no Auditório do Centro de Ciências da Educação (CCE), em Teresina.

Prof.ª Drª. Débora Regina de Paula Nunes (UFRN) durante palestra no I ENEESPI

A solenidade de abertura aconteceu na manhã desta quarta-feira (04) e concentrou, aproximadamente, 200 pessoas. O grande número de participantes reflete a importância do tema na realidade acadêmica e social. "Foi a partir de reuniões do Núcleo de Estudos em Educação Especial e Inclusica (NEESPI), ligado ao Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEd/UFPI), que sentimos a necessidade de organizar este Encontro, visando discutir a educação especial em nosso Estado; além de promover a construção de um espaço para reflexão sobre a educação especial ao debatermos temas relevantes como a questão da acessibilidade, deficiência intelectual, políticas públicas e assuntos voltados para a educação especial", explicou a Prof.ª Dr.ª Ana Valéria Lustosa, coordenadora geral do evento.

Cerca de 200 pessoas prestigiaram o I ENEESPI

O evento também é uma oportunidade de socialização e divulgação de trabalhos científicos desenvolvidos na área de Educação Inclusiva, tendo em vista, que o PPGEd/UFPI conta com mais de 18 dissertações já defendidas sobre a temática.

Ana Valéria relata que nos últimos anos a UFPI vem progredindo em relação ao processo de acessibilidade como, por exemplo, a construção de rampas, adaptação de banheiros. "Em 2014 será criado o Núcleo de Acessibilidade da UFPI, um prédio construído para atender a comunidade de educação especial", declarou.

A programação do I ENEESPI prossegue nesta quinta (05) e sexta-feira (06) com palestras, mesas redondas e exposição de materias pedagógicos. Confira a programação completa.