Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Carta de Teresina marca encerramento do I Encontro Norte Nordeste do PARFOR

Carta de Teresina marca encerramento do I Encontro Norte Nordeste do PARFOR

Na última sexta-feira (06) aconteceu, no Cine Teatro da Universidade Federal do Piauí (UFPI), o encerramento do I Encontro Norte Nordeste do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR). O evento, que teve como tema "O PARFOR e o compromisso com a redução das assimetrias regionais'", reuniu representantes do programa nas regiões Norte e Nordeste do país.

Na oportunidade, houve a elaboração e aprovação da Carta de Teresina, documento que contém a identificação dos problemas do PARFOR nas regiões Norte e Nordeste, e proposições de melhorias para o programa. Carta esta que será destinada a Capes e ao Ministério da Educação e Cultura (MEC), para contribuir no melhor desenvolvimento do plano.

Prof.ª Dr.ª Edilza Laray de Jesus

A Prof.ª Dr.ª Edilza Laray de Jesus, Coordenadora Adjunta do PARFOR, na Universidade Estadual do Amazonas, falou sobre o documento. "Nós queremos que a Carta de Teresina, efetivamente saia do papel, que ela seja lida, apreciada, e que possa ser executada. Temos colocado ao longo do encontro a dificuldade de se fazer o PARFOR na região Norte e Nordeste, porque não podemos ser comparados, nivelados em termos financeiros com as demais regiões do Brasil, onde se tem melhor comunicação e transporte. Que através dessa carta possamos olhar com muito cuidado e atenção, considerando essas diferenças regionais que precisam ser superadas para que possamos fazer uma educação de melhor qualidade", disse.

Coordenadora estadual do PARFOR, a Prof.ª Ma. Maria da Glória Duarte Ferro, mencionou o sucesso do evento. "Nós avançamos e alcançamos o propósito desejado, que era sistematização do documento síntese do evento, chamando de Carta de Teresina, com as reivindicações que serão enviadas a Capes. E é uma avaliação positiva o fato do primeiro encontro ter suscitado o interesse dos demais representantes dos outros estados de realizarem um próximo encontro e dar sequência à ideia das regiões poderem discutir os problemas relativos ao PARFOR", afirmou.

Prof.ª Ma. Maria da Glória Ferro

O encerramento das atividades do Encontro incluiu também uma apresentação do Coral da UFPI, que mostrou aos participantes do evento parte da cultura local. Além disso, houve o lançamento e exposição do livro 'Internet e Literatura', da professora Maria de Fátima Uchôa de Castro Macêdo. "Eu quis mostrar a importância da leitura no formato tradicional, já que o formato virtual esta sendo privilegiado. Então eu gostaria de resgatar a importância da leitura tradicional, sem perder de vista a importância da virtual, mas fazendo esse contraponto de que a leitura tradicional precisa ser mantida e não acabada", destacou.

Coral da UFPI se apresenta no I Encontro Norte e Nordeste do PARFOR

Professora Maria de Fátima Uchôa