Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Alunas de Jornalismo da UFPI participam do Projeto Geração Futura

Alunas de Jornalismo da UFPI participam do Projeto Geração Futura

O Canal Futura, parceiro da Universidade Federal do Piauí (UFPI), promoveu nos dias 12 e 24 de janeiro a oficina presencial do projeto Geração Futura Universidades Parceiras (GFUP). A edição desse ano contou com a participação de trinta e três estudantes da área de Comunicação Social advindos de diversas universidades do Brasil, entre eles, duas estudantes de Jornalismo da UFPI, Amanda Nolêto e Isadora Gomes.

Há 9 anos o GFUP desenvolve atividades que aproximam estudantes com a área de audiovisual; relacionando-o com o saber e o olhar jovem. A Oficina de Produção de Vídeo do Geração Futura é uma das ações para que os estudantes possam compreender melhor e experimentar na prática a forma de produção televisiva e educativa do Canal.

Estudantes participantes do GFUP após palestra com jornalista Zeca Camargo (ao centro)

O projeto vai além de manter um relacionamento mais próximo com as universidades parceiras, pois proporciona aos estudantes uma oportunidade de conhecer e compreender como funciona a produção televisiva. "Os alunos têm que trabalhar em grupo, respeitando os sotaques e as diferentes opiniões. Aprendemosmos que existem muitos caminhos no mercado e possibilidades amplas e distintas. Durante duas semanas, convivemos 24 horas com pessoas que, até então, não conhecíamos", conta Isadora Gomes, aluna no 5º período de Comunicação Social - Jornalismo.

Amanda Nolêto (camisa amarela) e Isadora Gomes (camisa listrada) durante produção de matéria no bairro Madureira, no Rio de Janeiro

O projeto objetiva obter produções plurais e descentralizadas, que misturem novas linguagens e apresentem diferentes visões e percepções sobre determinados temas. Essa parceria, possibilita a sinergia com a produção e pesquisas acadêmicas, além dar oportunidade aos estudantes de 3º grau contribuírem e entenderam a construção de uma programação educativa.

Estudantes produzindo reportagem para o Jornal Futura

O coordenador do GFUP, André Libonati, afirma que "cada um tem uma realidade diferente em sua universidade, mas acreditamos que o resultado na produção dos vídeos será bem interessante porque essa edição (2014) trouxe uma turma muito focada, madura, que demonstrou bastante interessante nas palestras e nas atividades propostas".

A proposta do projeto é que o conhecimento repassado aos estudantes seja compartilhado em suas universidades. "Outra grande expectativa é de que os estudantes que fizeram a oficina virem nossos mobilizadores, ou seja, divulguem o Geração Futura, promovam e incentivem o interesse para os estudantes das próximas turmas. É uma rede que não termina", disse Libonati.

Visita as dependências do Canal Futura

A rede opera por meio de intercâmbio de conhecimento, de iniciativas compartilhadas para a produção audiovisual e de um relacionamento formal e continuado entre as Universidades e o Canal Futura, que permite a construção conjunta de ganhos qualitativos mútuos. "Antes de participar da oficina, eu já tinha grandes expetactivas acadêmicas e profissionais que o curso poderia me acrescentar. Mas, depois dessas semanas, posso afirmar que as atividades desenvolvidas foram muito além do imaginável, e me mostram um audiovisual e um jornalismo participativo, amplo e diverso, que eu não conhecia", disse Isadora Gomes.

O Canal Futura é construído com base em um modelo inovador de produção participativa e colaborativa. As parcerias firmadas ao longo desse tempo permitem que o Canal realize projetos de interesse público, expandindo o sinal do Futura para muitas regiões. Entre as Universidades Parceiras do Canal Futura estão as seguintes instituições de ensino superior que, através de suas TVs Universitárias, retransmitem o sinal do Canal Futura ou promovem ações de intercâmbio de programação ou conteúdo. Essas Universidades são: IFF Campos, FURB, Mackenzie, Pitágoras, PUC-MG, UEG, UESC, UFAM, UFOP, UFPI, UNAERP - campus Guarujá, UNAERP - campus Ribeirão Preto, UNAMA, Unifor, UNIPAR, UNISC, Unisinos, Univali, Univap, UPF, UNIMEP, Umesp, Univates, UNESP, Unifra, UCPEL, UCS, UFG, Cesumar, UVV e UFPE.