Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Resultado da IX Olimpíada Piauiense de Matemática - OPM

Resultado da IX Olimpíada Piauiense de Matemática - OPM

Nos últimos 30 anos o Brasil melhorou o seu desempenho em competições internacionais de Matemática. Na principal dessas competições, a International Mathematical Olympiad (IMO), o Brasil saltou de penúltimo lugar (em 1979) para a faixa dos 30% melhores ao longo da última década. Os investimentos, públicos e privados, resultaram em melhorias na formação de recursos humanos para o país e ampliaram o acesso a uma educação científica e tecnológica mais especializada. Um dos principais objetivos da Olimpíada Piauiense de Matemática (OPM) tem sido identificar alunos talentosos e ajudá-los a desenvolver suas potencialidades.

Na edição de 2013 da IX OPM, participaram alunos aprovados na primeira fase da Olimpíada Brasileira de Matemática - OBM. O grupo incluiu alunos de várias cidades do Piauí, entre elas: Cocal dos Alves, Joaquim Pires, Parnaíba e Teresina.

A competição foi realizada em dois níveis: Sênior (Ensino médio) e Júnior (Ensino fundamental do 6º ao 9º ano). As provas, cada uma com seis questões, foram aplicadas nos Campi da UFPI de Parnaíba e Teresina, na tarde do dia 09 de novembro de 2013.

Criada em 1998, a Olimpíada Piauiense de Matemática é um evento de extensão da Universidade Federal do Piauí e, na edição de 2013, apresentou os seguintes alunos premiados:

Nível Júnior

Nível Sênior

A coordenação do evento entrará em contato com os alunos para realizar a entrega das premiações. Para demais esclarecimentos, enviar e-mail para Paulo Sérgio Marques dos Santos () e João Benicio de Melo Neto (). A equipe executora da IX OPM foi formada também pelos professores: Alexandro Marinho Oliveira, Carlos Augusto David Ribeiro, Cícero Fagner Alves da Silva, Cleyton Natanael Lopes Cunha, Egnilson Miranda de Moura, Ezequias Matos Esteves, Helder Borges Vieira Laranjeira da Rocha, Jurandir de Oliveira Lopes, Gilvan Lima de Oliveira, Pedro Jorge Sousa dos Santos e Renan de Oliveira e Silva.

Para mais informações:  Prof. Paulo Sérgio (86) 8816-6258  e Prof. João Benício (86) 9986-5847