Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Docente da UFPI patenteia dispositivo para controle de infecção hospitalar

Docente da UFPI patenteia dispositivo para controle de infecção hospitalar

A Profª. Drª. Ana Cristina Vasconcelos, do Departamento de Patologia e Clínica Ondontológica, da Universidade Federal do Piauí (UFPI), teve depósito do Pedido de Patente de Invenção intitulado "IMUNOSSENSOR IMPEDIMÉTRICO E DISPOSITIVO COMPREENDENDO O MESMO", enviado pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), onde cursou doutorado em Biotecnologia. Além da docente da UFPI, o trabalho tem como titulares os professores Antonio Aparecido Pupim Ferreira (UNESP) e Fernando Manuel Araújo Moreira (UFSCar).

A referida patente é resultado da tese de doutorado de Ana Cristina Vasconcelos, nomeada "Biossegurança no controle da infecção hospitalar: desenvolvimento de imunossensor impedimétrico para detecção de staphylococcus aureus em áreas críticas hospitalares". Trata-se de um dispositivo para detecção de bactérias em ambientes hospitalares (centro cirúrgicos e UTIs) que objetiva o controle das infecções relacionadas aos ambientes de saúde (infecções hospitalares).

Segundo Ana Cristina, "o dispositivo proporciona importante contribuição tecnológica na área da Saúde tendo em vista que as infecções hospitalares representam grave problema de saúde pública mundial, pois além de causarem aumento na morbidade, na mortalidade e no tempo de internação dos pacientes, também acarretam mudança nos padrões de resistência microbiana e, consequente, elevação nos custos assistenciais". Para a realização da pesquisa utilizou-se a espectroscopia por impedância eletroquímica como ferramenta de detecção.