Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Bom Jesus: Grupo inicia análise da qualidade da água em estação ecológica

Bom Jesus: Grupo inicia análise da qualidade da água em estação ecológica

O grupo do Programa de Educação Tutorial - PET/Intervenção Socioambiental iniciou os procedimentos de coleta e análise da água dos cursos d'água existentes na Estação Ecológica (Esec) de Uruçuí-Una, visando a melhoria da qualidade de vida dos moradores daquela Estação. As coletas e análises são coordenadas pelo professor Francisco José de Paula Filho, do Campus Professora Cinobelina Elvas (CPCE) e doutorando em Ciências Marinhas Tropicais pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e atua na área de pesquisa pelo Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Transferência de Materiais Continente-Oceano (INCT-TMCO), juntamente com alguns estudantes dos cursos de graduação do CPCE. As atividades são realizadas em parceria com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e conta com apoio do Banco Santander e Unisol.

No último dia 19 de janeiro, foram coletadas amostras de água do Rio Uruçuí-Preto e brejos que cortam as comunidades Altos, Prata, Grossos, Campeira e Sede da ESEC, totalizando cinco pontos de coleta. Em sequência, também serão coletadas amostras de poços presentes nas comunidades. O objetivo das análises é conhecer a concentração de fósforo, nitratos, nitrogênio e metais pesados; além da presença de coliformes totais e fecais de cada ponto de coleta. Outros indicadores de qualidade avaliados são a vazão do curso d'água, pH, temperatura, turbidez, condutividade e oxigênio dissolvido.

A temática ambiental envolvendo a água levanta algumas preocupações essenciais no que diz respeito a esse recurso vital e tão valioso e às consequências de sua limitação para as atividades humanas. As atividades desenvolvidas são de grande importância para a melhoria da qualidade de vida da comunidade local; tendo em vista que a água dos brejos e do rio é fonte de consumo das famílias que ali residem.