Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Workshop Piauí Solar: UFPI debate energia do Piauí

Workshop Piauí Solar: UFPI debate energia do Piauí

Discutir estratégias para o uso da energia solar fotovoltáica no Piauí, esse foi o objetivo do I Workshop Piauí Solar, que aconteceu nessa segunda-feira (10), no auditório do Centro de Tecnologia (CT) da Universidade Federal do Piauí (UFPI). O evento reuniu representantes da administração superior da UFPI, pesquisadores, estudantes e gestores públicos. Na ocasião, foi lançado o livro "Energia Solar Fotovoltáica no Piauí: Barreiras e Potencialidades", de autoria de Albemerc Moraes, físico piauiense egresso da UFPI.

Abertura do I Workshop Piauí Solar

Presente no evento, o Reitor da UFPI, Prof. Dr. José Arimatéia, afirmou que a iniciativa traz um grande respaldo não só para a universidade, mas também para a discussão do uso da nossa energia. "O Piauí mais que qualquer outro Estado do Brasil tem obrigação de discutir o uso da energia solar. A equipe que está trabalhando e organizando esse evento terá todo apoio da administração superior no sentindo de continuar a divulgação e o desenvolvimento de tecnologias na área", disse.

Pronuncimanto do Reitor, Prof. Dr. José Arimatéia

Segundo o Prof. Marcos Lira, do Curso de Engenharia Elétrica da UFPI, o Piauí é um verdadeiro celeiro para esse tipo de expansão energética devido a grande incidência solar durante quase todo ano: "O uso dessa fonte poderia ser aproveitado para o atendimento de comunidades isoladas, para a iluminação e bombeamento d´água em áreas que sofrem o problema da seca", afirmou.

Para o Prof. Bartolomeu Ferreira, do curso de Engenharia da UFPI, o Workshop Piauí Solar promoveu contato com vários setores da sociedade e aproximou o diálogo entre órgãos públicos e privados com o objetivo de discutir estratégias para uma melhor aplicabilidade da tecnologia. "O evento criou laços necessários para começar a desenvolver a cultura de aproveitamento da energia solar dentro do Piauí, na verdade nós tínhamos instituições que já trabalhavam nesse âmbito só que eram bastante isolados; não cooperados. O workshop alcançou o objetivo de divulgar a produção da universidade, das iniciativas do governo e das empresas privadas", observou Bartolomeu.

Debate sobre energia solar do Piauí

Lançamento de livro

O lançamento do livro "Energia Solar Fotovoltaica no Piauí: Barreiras e Potencialidades" do autor piauiense Albemerc Moraes, também foi parte do evento. Na obra, o autor relata suas experiências no campo da pesquisa detalhada sobre a realidade da energia fotovoltáica no Estado. "Por um lado, o Piauí tem grande potencial de recursos energéticos e, por outro, temos barreiras de conhecimento, falta mão de obra, e de grupos de pesquisa para trabalhar nessa área", ressaltou Albemerc. O livro foi publicado pela editora da Universidade Federal do Piauí (EDUFPI).

Físico Albemerc Moraes, autor do livro "Energia Solar Fotovoltáica no Piauí: Barreiras e Potencialidades"

Projetos UFPI

Atualmente, existem na UFPI projetos que utilizam energias alternativas, como: "Revitalização de kit solar", captação de energia solar por meio de placas fotovoltáicas, que convertem radiação solar em energia elétrica, alimentam luminárias e coletam dados; Dimensionamento de Sistema Fotovoltaico Conectado à Rede, que visa realizar estudos e cálculos necessários para propor a instalação de uma pequena usina solar fotovoltáica no Campus; e o de Desenvolvimento de Modelos de Bateria, utilizado para simulações de sistemas fotovoltaicos isolados.

Revitalização do kit solar