Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > UFPI realiza aula inaugural do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento
Início do conteúdo da página

UFPI realiza aula inaugural do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento

Imprimir
Última atualização em Segunda, 18 de Março de 2024, 16h55

WhatsApp_Image_2024-03-18_at_11.11.16.jpeg

Aula Inaugural do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento (PPGCMov)

Na manhã desta segunda-feira (18), realizou-se a Aula Inaugural do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento (PPGCMov). O Mestrado do curso de Educação Física, autorizado e reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC) no final de dezembro de 2023, possui como linhas de pesquisa o “Desempenho Físico e Esportivo” e “Atividades Física, Saúde e Doença”. A palestra de abertura foi realizada pelo professor Go Tani da Universidade de São Paulo (USP) no Auditório do Departamento de Educação Física (DEF). 

Para o reitor Gildásio Guedes, o Programa de Pós-Graduação é resultado do trabalho em equipe. É com imensa satisfação que damos início as atividades letivas do mais novo PPG da UFPI. O Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento é resultado de um esforço conjunto da Administração Superior, Chefia de Departamento e corpo docente da nossa Instituição. Desejo que o PPG possa trazer vários benefícios e qualificação de profissionais no nosso estado”, declarou.

Segundo Rodrigo Amorim, presidente do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (CREFITO-14), hoje é um dia bastante especial. “É o primeiro Programa de Pós-Graduação na área de Ciências do Movimento aqui no estado do Piauí. Tem uma importância fundamental na formação de profissionais que vão servir a sociedade, tanto na parte de saúde funcional, quanto na área de esportes. Então, a gente acredita que isso aqui vai mudar e transformar a vida de muitos profissionais”, afirmou.

De acordo com a chefe de Departamento do curso de Educação Física, a professora Dionis Machado, o sentimento em realizar a abertura do PPGCMov é de satisfação e dever cumprido. “Este curso de mestrado é o único no estado do Piauí direcionado à área 21, constituída pela Educação Física, Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional. Ele representa a possibilidade de desenvolvermos pesquisas nas Ciências do Movimento e dessa forma contribuir para o crescimento das profissões atreladas à área. Temos um longo desafio pela frente, mas também temos a certeza de contar com Administração Superior na condução do processo”, reiterou.

Na ocasião, a mesa de honra do evento foi composta pelo reitor, Gildásio Guedes; o vice-reitor, Viriato Campelo; a pró-reitora de Ensino de Pós-Graduação (PRPG), Regilda Moreira-Araújo; o diretor do Centro de Ciências da Saúde (CCS), Arquimedes Cardoso; o presidente do CREFITO-14, Rodrigo Amorim; e Andrei Lago Feitosa, representante dos discentes do PPGCMov.

Confira mais fotos:

WhatsApp_Image_2024-03-18_at_11.11.09.jpeg

WhatsApp_Image_2024-03-18_at_11.11.24.jpeg

Fim do conteúdo da página