Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > UFPI disponibiliza a gravação da versão on-line do 1º Curso de Formação para Gestores Acadêmicos

Última atualização em Segunda, 15 de Abril de 2024, 08h04

WhatsApp_Image_2024-04-12_at_23.07.04.jpeg

O curso integra um conjunto de ações do Núcleo de Acessibilidade da UFPI (NAU) vinculado à Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários (PRAEC), da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PREG) e da Superintendência de Recursos Humanos (SRH). A ideia surgiu a partir de relatos de dificuldades dos atuais gestores dos cursos de graduação da UFPI no que diz respeito aos procedimentos, trâmites e manejo do sistema acadêmico da Instituição, bem como da necessidade de incentivar e preparar docentes que atualmente não estão na gestão de cursos, mas que podem vir a estar, bem como técnicos administrativos em educação que possam auxiliar em tais atividades no sistema.

Essa atividade foi dividida em 03 módulos em formato híbrido/duplo para todos os Campi da UFPI (Teresina, Floriano, Bom Jesus e Picos) e foram abordadas as temáticas referentes à Promoção de Acessibilidade e Inclusão, Gestão de Pessoas e Gestão Acadêmica. O público-alvo são os Gestores de unidades acadêmicas (coordenadores e chefias), bem como demais Docentes e Técnicos Administrativos em Educação (TAE) efetivos da UFPI. Já aconteceram o 1º e o 3º módulos, sendo que o 2º (Gestão de Pessoas, da SRH) foi temporariamente suspenso por conta da greve dos técnico-administrativos. O curso terá certificação de 30 horas.

A estrutura modular foi organizada da seguinte forma:

O 1º Módulo, Promoção de Acessibilidade e Inclusão, foi conduzido pelas profissionais do Núcleo de Acessibilidade da UFPI (NAU) vinculado à Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários (PRAEC), que realizaram diálogos e reflexões para a construção de ambientes educacionais inclusivos – A inclusão requer mais que intenções e documentos que garantam o direito à educação para todos; é preciso construirmos uma cultura colaborativa que compreenda a acessibilidade como base para a eliminação de barreiras. Neste Módulo, foi lançada a cartilha “Se Liga na Inclusão: orientações para coordenadores e docentes da UFPI” sobre acessibilidade no âmbito universitário. Ministrantes: Brunna Stella da Silva Carvalho Melo (psicóloga), Me. Maria Dilma Andrade Vieira dos Santos (pedagoga), Rafaella Santiago Sousa Freitas (assistente social) e Thaís de Andrade Alves Guimarães (assistente social).

Gravação do 1º Módulo disponível no canal UfpiTV: https://www.youtube.com/watch?v=7PPoHRTKaRM.

No 2º Módulo, Gestão de Pessoas, servidores da Superintendência de Recursos Humanos (SRH) apresentarão as funcionalidades do Sistema Integrado de Gestão e de Recursos Humanos (SIGRH), bem como do aplicativo SOUGOV.BR, para gerenciamento da equipe. Informações sobre instrução processual das seguintes temáticas: provimentos, contratação de seletivo, férias, substituições, registros de frequência, programa de gestão e desempenho (PGD), distribuição da carga horária docente (QAD), plano de desenvolvimento de pessoas (PDP), plano anual de qualificação (PAQ) e modalidades de realização de ação de desenvolvimento (AD). Avaliação de desempenho. Apresentação das principais resoluções da UFPI, bem como das instruções normativas vigentes, sobre direitos e deveres dos servidores públicos federais. Ministrantes: Filipe Hudson de Macedo Paz (CDP/SRH), Flavia Lorenne Sampaio Barbosa (SRH), Ionara de Moura Santos (CAP/SRH), Rodrigo de Castro Cardoso (SRH), Hellen Kellen Mendes de Lima (CAP/SRH), Gleyce Maria Simplício Revoredo (PRAD).

E, no 3º Módulo, Gestão Acadêmica, foram abordados os seguintes conteúdos pelos servidores que compõem a Pró-reitoria de Ensino de Graduação (PREG): Calendário acadêmico, histórico escolar e painel “graduação em números”; processos de ingresso discente (matrícula institucional), editais de vagas remanescentes e editais de cancelamento; editais de monitoria e projetos de ensino; acompanhamento dos estágios (obrigatório e não obrigatório); template (modelo) de PPC - aspectos que mais suscitam dúvidas; matrícula curricular e avaliação docente. Ministrantes: Eliesé Idalino Rodrigues (CGRAD/PREG), Djanira do Espírito Santo Lopes Cunha (CDAC/PREG), Maria Rosália Ribeiro Brandim (CGE/PREG), Rosa Lina Gomes do Nascimento Pereira da Silva (CAAC/PREG), Willian Mikio Kurita Matsumura (CSPE/PREG).

Gravação do 3º Módulo disponível no canal UfpiTV: https://www.youtube.com/watch?v=AEQzEMqdCmU.

A ideia é que a iniciativa se torne uma rotina semestral na UFPI, sempre trazendo novos conteúdos essenciais à gestão dos cursos de graduação da Instituição.