Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Projeto de Extensão do CTF/UFPI trabalha na remoção de enxames de abelhas de Floriano

Última atualização em Sexta, 26 de Abril de 2024, 11h31

a851f981-f3a2-4dfd-b440-0eaf09f50741.jpgRemoção de enxames de abelhas africanizadas

O Projeto de Extensão “Remoção de enxames de abelhas africanizadas das zonas rural e urbana de Floriano”, do Curso Técnico em Agropecuária do Colégio Técnico de Floriano da Universidade Federal do Piauí (CTF/UFPI), foi implementado em 2008, como uma das ações do Grupo de Estudo e Trabalho com Abelhas (GTA), idealizado e coordenado pelo professor de Apicultura, Laurielson Alencar.

Segundo o professor Laurielson Alencar, em 2019 houve a realização de treinamentos sobre remoção desses enxames para 14 membros do Corpo de Bombeiros e 5 técnicos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Floriano, e este treinamento foi feito com o objetivo de auxiliar nas capturas. “Já foram removidos mais de 400 enxames de 2008 até hoje, o que já evitou uma série de riscos à população e animais domésticos. A ação também não beneficia somente a cidade de Floriano, mas sim toda a região adjacente”, mencionou.

2c2094cb-0ef6-4901-b7b9-585ab7748c9c.jpgEnxames de abelhas africanizadas

As abelhas africanizadas possuem ferrão e podem ser um risco à população local, visto que têm um comportamento mais defensivo e são mais suscetíveis a atacar quando sentem-se ameaçadas.

Carlos Eduardo Feitosa, membro do grupo de estudo GTA e aluno do curso Técnico em Agropecuária, conta sobre sua experiência no projeto e como o processo de remoção de enxames de abelhas africanizadas acontece. “Recentemente tive a minha primeira experiência na retirada de enxame e foi um trabalho incrível, uma experiência única. Nunca tinha participado daquele momento em que presenciei os enxames até a captura da rainha que é a principal. Colocamos a rainha dentro da caixa de fósforo para atrair os operários e o zangão. Sempre tive essa curiosidade com essas experiências. Me sinto mais capacitado”, relatou.

Depois de retirados de maneira segura e apropriada, os agrupamentos são transportados até a Fazenda Experimental do Colégio Técnico de Floriano (CTF/UFPI). A iniciativa do projeto auxilia a população na segurança e na prevenção de ocorrências envolvendo indivíduos com alergias a ferroadas de abelhas, ao mesmo tempo que colabora para a preservação das abelhas africanizadas, essenciais para os fundamentos da sustentabilidade.

5fb8f6d5-1661-419e-b6c7-bf9d81c2fbf0.jpgEnxames retirados de maneira segura e apropriada

Uma moradora da região atendida pelo projeto de extensão, Jocilene Marques, expressa gratidão ao serviço prestado, que beneficia a população local com a remoção de enxames que podem ser um risco. “Eu fiz o pedido para eles que viessem retirar o enxame de abelhas. E essa já é a terceira vez que eu peço e eles me atendem com todo carinho. Quero agradecer a eles pela boa vontade de vir aqui nos prestar esse serviço que é de grande importância, porque as abelhas são muito perigosas”, expressou.