Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > PIBID e PRP/UFPI promovem encontro de encerramento das atividades do Campus de Teresina

Última atualização em Terça, 30 de Abril de 2024, 16h33

WhatsApp_Image_2024-04-30_at_09.02.20.jpeg

Evento ocorreu no Cine Teatro da UFPI

Na manhã desta terça-feira (30), foi realizado o encontro de encerramento das atividades do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e o Programa de Residência Pedagógica (PRP) do campus de Teresina. A solenidade aconteceu no Cine Teatro da Universidade Federal do Piauí (UFPI) e possuía como meta principal compartilhamento das atividades desenvolvidas pelos programas nas escolas campo de educação básica, visando à superação dos desafios enfrentados na realização da docência que incidem sobre o processo de ensino e aprendizagem.

A professora Rejane Freitas, coordenadora do PIBID/UFPI, comentou que é um momento de alegria a finalização deste ciclo desenvolvido ao longo de 18 meses. Ela também explicou a respeito do programa e sua importância. “É um programa de fortalecimento da formação inicial que permite a aproximação dos licenciandos com a escola, estabelecendo a relação entre os conhecimentos teóricos e práticos”, declarou.

Maria Dolores dos Santos Vieira, docente orientadora do programa Residência Pedagógica do Campus Ministro Petrônio Portella, falou sobre o evento e o que ele simboliza. “Este evento representa, para mim, reconhecimento de uma caminhada. Reconhecimento de toda a produção, que é coletiva, que nos ensina, forma e faz refletir enquanto docente sobre a nossa própria prática. Significa também um momento de agradecimento a todas as pessoas envolvidas nesse caminhar”, afirmou.

Para o supervisor do PIBID, professor Rogers Stanley Quadros, o programa veio para somar na formação dos estudantes. "É um programa que faz um levantamento do grau da importância que as licenciaturas têm de um modo geral na prática pedagógica das escolas, então, vem acrescentar em termos de formação e experiência. Os alunos saem com bastante suporte, principalmente com essa parte pedagógica, devido à prática e à vivência que eles passam a ter dentro das escolas”, frisou.

De acordo com Alessandro Rocha da Silva, preceptor do Programa Residência Pedagógica da Educação do Campo (LEDOC), a ocasião foi engrandecedora. “O Programa Residência Pedagógica apresentou uma oportunidade única de aprofundar os conhecimentos práticos no ensino, proporcionando uma experiência enriquecedora de aprendizado e desenvolvimento profissional”, comentou.

A docente Adriana Pereira de Sousa, representante da Secretaria de Estado de Educação (SEDUC), comentou sobre o sentimento em relação ao encontro. “Foi gratificante receber esses meninos que vieram engrandecer o trabalho em nossas escolas, principalmente na Escola Estadual Sinval de Castro e estamos sempre de portas abertas para receber todos em todos os momentos”, assegurou.

Cléo Magalhães, que representou a Secretária Municipal de Educação de Teresina (SEMEC), durante o evento, disse que sente gratidão e satisfação com o encontro. “O PIBID e o Programa de Residência Pedagógica contribuem de forma assertiva para o nosso trabalho de docência, junto aos nossos professores da rede municipal, nessa importância que tem no desenvolvimento das atividades e também contribuindo para o aprendizado dos nossos estudantes”, afirmou.