Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Projeto da UFPI investiga Física de Buracos Negros
Início do conteúdo da página

Projeto da UFPI investiga Física de Buracos Negros

Imprimir
Última atualização em Terça, 21 de Mai de 2024, 11h24

buracos_negros_ufpi-02.png

Os buracos negros são regiões do espaço com uma força gravitacional tão intensa que nem mesmo a luz consegue escapar delas. Essa característica faz com que sejam invisíveis, sendo detectadas apenas pela influência que exercem sobre objetos próximos, como estrelas e gás interestelar. Diante de tanto mistério e possibilidade de descobertas, o professor de Física da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Helder Alexander Santos e Costa, iniciou um projeto de pesquisa que visa “investigar” a física de tal fenômeno natural. A pesquisa conta também com a participação de alunos do Programa de Pós-Graduação em Física da UFPI.

WhatsApp_Image_2024-05-21_at_10.52.28.jpeg

Professor do Curso de Física da UFPI, Helder Alexander Santos e Costa

De acordo com o professor Helder Alexander, a pesquisa busca desenvolver sistemas e simulações computacionais que visão facilitar os estudos a cerca das principais propriedades dos buracos negros. “Recentemente, temos desenvolvido modelos teóricos e simulações computacionais que nos permitem investigar as principais propriedades dos buracos negros, tais como: a estrutura geodésica, o horizonte de eventos, a geração da imagem, etc”, explica.

O estudante do doutorado em Física, Jadelson Ribeiro dos Santos Júnior, informa que os benefícios para a sociedade são inúmeros, indo desde o principal, o conhecimento, até mesmo a produção de energia explorando o campo gravitacional deste fenômeno. “O primeiro benefício da pesquisa é o conhecimento. Mas sem dúvidas, futuramente, o entendimento da física dos buracos negros irá gerar tecnologias que beneficiarão a sociedade como um todo, provavelmente tecnologias em produção de energia explorando o fortíssimo campo gravitacional. Foi assim com a grande maioria das tecnologias que nos ajudam tanto atualmente, como os equipamentos de tomografia, por exemplo”, enfatiza.

Segundo Jadelson Júnior, a UFPI tem um papel crucial para o desenvolvimento da pesquisa. “A Instituição tem um papel extremamente importante, seja através da estrutura física com salas e laboratórios bem como com o incentivo financeiro por meio de bolsas de iniciação científica e bolsas de mestrado e doutorado”, frisa.

Dia do Físico

No domingo, 19 de maio, foi celebrado o dia do físico, uma data em homenagem aos profissionais que se dedicam a estudar a ciência que rege todas as ações e processos e consequências do universo.

Em decorrência dos estudos e pesquisas dos físicos, as civilizações vivem hoje com uma série de invenções que revolucionaram completamente o mundo, como a eletricidade, os motores, as geladeiras, celulares, aviões, computadores, câmeras e etc.

No Brasil, o 19 de maio passou a ser comemorado como Dia do Físico a partir de 2005, quando a ONU (Organização das Nações Unidas) decretou aquele o Ano Internacional da Física, em homenagem ao centenário do “Ano Miraculoso de Einstein”.

Fim do conteúdo da página