Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Projeto da UFPI investiga Física de Buracos Negros

Projeto da UFPI investiga Física de Buracos Negros

Última atualização em Terça, 21 de Mai de 2024, 11h24

buracos_negros_ufpi-02.png

Os buracos negros são regiões do espaço com uma força gravitacional tão intensa que nem mesmo a luz consegue escapar delas. Essa característica faz com que sejam invisíveis, sendo detectadas apenas pela influência que exercem sobre objetos próximos, como estrelas e gás interestelar. Diante de tanto mistério e possibilidade de descobertas, o professor de Física da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Helder Alexander Santos e Costa, iniciou um projeto de pesquisa que visa “investigar” a física de tal fenômeno natural. A pesquisa conta também com a participação de alunos do Programa de Pós-Graduação em Física da UFPI.

WhatsApp_Image_2024-05-21_at_10.52.28.jpeg

Professor do Curso de Física da UFPI, Helder Alexander Santos e Costa

De acordo com o professor Helder Alexander, a pesquisa busca desenvolver sistemas e simulações computacionais que visão facilitar os estudos a cerca das principais propriedades dos buracos negros. “Recentemente, temos desenvolvido modelos teóricos e simulações computacionais que nos permitem investigar as principais propriedades dos buracos negros, tais como: a estrutura geodésica, o horizonte de eventos, a geração da imagem, etc”, explica.

O estudante do doutorado em Física, Jadelson Ribeiro dos Santos Júnior, informa que os benefícios para a sociedade são inúmeros, indo desde o principal, o conhecimento, até mesmo a produção de energia explorando o campo gravitacional deste fenômeno. “O primeiro benefício da pesquisa é o conhecimento. Mas sem dúvidas, futuramente, o entendimento da física dos buracos negros irá gerar tecnologias que beneficiarão a sociedade como um todo, provavelmente tecnologias em produção de energia explorando o fortíssimo campo gravitacional. Foi assim com a grande maioria das tecnologias que nos ajudam tanto atualmente, como os equipamentos de tomografia, por exemplo”, enfatiza.

Segundo Jadelson Júnior, a UFPI tem um papel crucial para o desenvolvimento da pesquisa. “A Instituição tem um papel extremamente importante, seja através da estrutura física com salas e laboratórios bem como com o incentivo financeiro por meio de bolsas de iniciação científica e bolsas de mestrado e doutorado”, frisa.

Dia do Físico

No domingo, 19 de maio, foi celebrado o dia do físico, uma data em homenagem aos profissionais que se dedicam a estudar a ciência que rege todas as ações e processos e consequências do universo.

Em decorrência dos estudos e pesquisas dos físicos, as civilizações vivem hoje com uma série de invenções que revolucionaram completamente o mundo, como a eletricidade, os motores, as geladeiras, celulares, aviões, computadores, câmeras e etc.

No Brasil, o 19 de maio passou a ser comemorado como Dia do Físico a partir de 2005, quando a ONU (Organização das Nações Unidas) decretou aquele o Ano Internacional da Física, em homenagem ao centenário do “Ano Miraculoso de Einstein”.