Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Enfermagem: conferência sobre segurança do paciente é realizada na UFPI

Enfermagem: conferência sobre segurança do paciente é realizada na UFPI

A Universidade Federal do Piauí (UFPI) realizou, nesta terça-feira (13), a conferência "Segurança do Paciente: compromisso com a ética profissional", ministrada pela Prof.ª da UFPI e presidente do COREn- PI, Silvana Santiago. O evento faz parte da 75ª Semana Brasileira de Enfermagem (SBEn) e integra as homenagens ao Dia Internacional da Enfermagem, comemorado dia 12 de maio.

Segundo a Profª. Drª. Maria do Livramento, chefe do Departamento de Enfermagem, o evento tem o objetivo de discutir como o profissional da enfermagem pode intervir no processo de segurança do paciente. "Esse evento é realizado todos os anos para divulgar a profissão e mostrar como o enfermeiro pode trabalhar a segurança do paciente", explica a professora.

Profª Drª Maria do Livramento abre a conferência

O tema da conferência segue o Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP), lançado em 2013 pelo Ministério da Saúde. "Temos como meta estabelecer a prioridade de trabalhar o serviço profissional com base na segurança do paciente. Já percorremos várias cidades do Estado tratando do assunto e a aceitação dos profissionais tem sido muito boa", disse a Profª. Silvana Santiago.

Silvana Santiago, Profª da UFPI e Presidente do COREN-PI ministra a palestra sobre Segurança do Paciente

Estiveram presentes professores de Enfermagem e alunos de graduação e pós- graduação. Segundo a acadêmica Glícia Nascimento, a palestra é uma boa iniciativa porque trata de um assunto de grande importância na profissão. "O nosso trabalho requer um cuidado e segurança muito grande, nós trabalhamos com vidas e essa conferência é muito bem vinda para esclarecer diversas questões", declara a estudante.

A Semana Brasileira de Enfermagem (SBEn) é realizada anualmente pela Associação de Enfermagem. Durante o período de 12 a 20 de maio serão ministradas palestras, cursos de conscientização sobre a segurança dos pacientes atendidos pelos sistemas de saúde no país.