Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > PIBID da UFPI se consagra o maior do Brasil

PIBID da UFPI se consagra o maior do Brasil

Hoje, o PIBID/UFPI possui 1560 alunos bolsistas dos cursos de licenciatura distribuídos por todos os Câmpus da universidade agindo em 49 unidades de ensino da rede pública do Piauí. Em um total de 1820 bolsistas, entre professores da educação básica e docentes e estudantes das graduações de licenciatura. Com isso o PIBID/UFPI configura-se como o maior dentre todas as instituições superiores do país.

O PIBID, ação conjunta do Ministério da Educação (MEC), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e pelas Instituições de Ensino Superior (IES), tem como objetivo Incentivar e valorizar a docência, aperfeiçoando a formação de docentes em nível superior para a educação básica.

Na Universidade Federal do Piauí (UFPI) o programa foi aprovado no ano de 2008, iniciando suas atividades na Instituição em 2009 por meio de parceria estabelecida com a Secretaria de Educação do Estado do Piauí. Nete ano, a iniciativa contemplou 54 estudantes das áreas de física, matemática, biologia, química, letras-português, geografia e pedagogia que desenvolveram as práticas propostas pelo projeto em duas unidades de ensino.

Profª Dra. Antonia Dalva França Carvalho, coordenadora institucional do PIBID

"O projeto colabora com o cumprimento da missão da UFPI de formar professores críticos, reflexivos, cientes do locus de trabalho em que atuará e competentes para contribuir com a transformação do status quo.", afirmou a coordenadora institucional do PIBID, Profª. Dra. Antonia Dalva França Carvalho, acerca da importância desse incentivo a Academia.

Além disso, o programa oportuniza aos estudantes participantes o exercício da docência, os auxiliando na definição da carreira profissional e no desenvolvimento e aprimoramento de competências relativas ao ensino, pesquisa, extensão e gestão por intermédio das atividades realizadas no decorrer do programa.

Dentre as ações executadas estão a monitoria, que consiste em orientar os alunos nos estudos, sanando dúvidas e aprofundando temas vistos em sala de aula; as atividades complementares, que incluem eventos e palestras científicas, oficinas, olimpíadas e minicursos; e as atividades prático-pedagógicas, cujo objetivo é tornar prático e aplicável no cotidiano a teoria demonstrada na escola.

As conquistas do PIBID perpassam desde o âmbito coletivo, como aprovações em concursos por alunos participantes ou que já participaram do projeto, até o sucesso individual. "Em um dos últimos concursos destinados à docência do estado, os primeiros colocados de todas as áreas, integram ou integraram o PIBID. No campo da sociologia, por exemplo, seis dos dez primeiros colocados eram bolsistas do programa. Por outro lado, alguns que iniciaram ainda estudantes, hoje são supervisores ou coordenadores do projeto.", reiterou a coordenadora.

Segundo a Profª Dra. Antonia Dalva, a maior conquista do PIBID, além da concretização dos objetivos a que o programa se propõe, se encontra no aspecto social. "Além de colaborar para a melhoria considerável do ensino, a iniciativa estimula os estudantes da educação básica a ingressarem no ensino superior, tornando o que até um tempo atrás era praticamente impossível, uma realidade concreta."

PIBID

O Programa Institucional Brasileiro de Iniciação à Docência é uma iniciativa do Ministério da Educação e com campo de atuação no ensino superior. Para ingressar é necessário ser graduando, a partir do segundo período, de um curso de licenciatura, além de obedecer a outros pré-requisitos estabelecidos pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e pela Instituição vinculada ao projeto.