Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Salipi: Professora da UFPI ministra fórum temático no Seminário Língua Viva

Salipi: Professora da UFPI ministra fórum temático no Seminário Língua Viva

O Seminário Língua Viva, que acontece junto ao Salão do Livro do Piauí (Salipi), recebeu na tarde desta sexta-feira (06) o fórum temático "Identidade Arquitetônica de Teresina", ministrado pela Prof.ª Dr.ª Alcília Afonso (Kaki), no Cine Teatro da Universidade Federal do Piauí (UFPI).

Prof.ª Dr.ª Alcília Afonso, ministrante do Fórum Identidade Arquitetônica de Teresina

Segundo a Prof.ª Dr.ª Alcília Afonso, o tema do fórum é objeto de estudo de suas pesquisas na UFPI. O maior objeto de estudo do seu grupo de pesquisa Amigos do Patrimônio é identificar o acervo cultural arquitetônico da cidade de Teresina em primeira instância e posteriormente as outras cidades que fazem parte do estado do Piauí.

Obras sobre Identidade Arquitetônica de Teresina publicados pela Edufpi

"Falei sobre o trabalho que a gente tem desenvolvido, os livros que nós ja publicamos sobre esse tema pela universidade. Ao todo são sete livros e no mês de agosto deste ano vamos lançar mais um intitulado "Teresina em Aquarelas''. Através dessa palestra mostrei essa produção de livros e também alguns exemplares estilísticos de cada momento da nossa arquitetura em Teresina, pegando desde o ecletismo ao neoclássico, arquitetura moderna, arquitetura brutalística e arquitetura contemporânea".

Pedro Vinicius

Para Pedro Vinicius Araújo, estudante de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, o que o motivou a participar do fórum foi seu interesse pela área de artes visuais em total, englobando a arquitetura. "Vim para engradecer meu conhecimento, aprender mais", completa.

A professora Kaki Afonso é docente do curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro de Tecnologia da UFPI e coordena três grupos de pesquisa sobre o tema.