Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Parnaíba é sede do II Simpósio Latino-Americano de Biotecnologia do NE

Parnaíba é sede do II Simpósio Latino-Americano de Biotecnologia do NE

No período de 03 a 06 de agosto, a cidade de Parnaíba, litoral do Norte do Piauí, será palco do "II Simpósio Latino-Americano de Biotecnologia do Nordeste". O evento será realizado pela segunda vez no Nordeste e reforça o prestígio do Biotec como um Núcleo Pesquisa e Desenvolvimento de excelência na região em diversas áreas da Biotecnologia.

O II Simpósio Latino-Americano de Biotecnologia do Nordeste tem como tema "Inovação Tecnológica e Sustentabilidade" e será realizado no Auditório do Campus Ministro Reis Veloso, em Parnaíba. O evento conta com programação científica e social. Os interessados também poderão apresentar trabalhos científicos relacionados a 11 eixos temáticos. Fique atento aos prazos, às normas do edital e inscreva seu trabalho. O prazo limite dos trabalhos é dia 30 de junho.

Este ano, o evento terá ainda mais novidades técnico-científicas como, por exemplo, representantes da ABIFINA (Associação Brasileira das Indústrias de Química Fina, Biotecnologia e suas especialidades) e palestrantes europeus ligados à Universidade do Porto (UP/Porto/Portugal), além de registro em anais dos resumos e trabalhos aceitos. O evento será em paralelo com o Centro Brasil-Argentina de Biotecnologia (CBAB), um programa do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCTI) e o CNPq em conjunto com órgãos de C&T Argentino.

O presidente do II Simpósio, Prof. Dr. José Roberto Leite, explica que a Biotecnologia é uma área multidisciplinar que atinge os mais diversos profissionais. Ele destaca a importância do evento para a capacitação profissional e desenvolvimento regional. "A formação de recursos humanos nesta área irá conceber a região uma massa crítica para romper barreiras de tecnologia na agroecologia, agronegócio, farmacoquímica, diagnósticos moleculares para doenças regionais e aplicações biotecnológicas de nossos produtos, colaborando com o crescimento e a independência tecnológica do país nesta área estratégica e principalmente o desenvolvimento regional".

O Evento contemplará as principais áreas da Biotecnologia: Métodos diagnósticos avançados; Biologia molecular aplicada; Biossensores; Bioinformática; Nanobiotecnologia; Microbiologia biotecnológica, Biotecnologia aplicada à saúde & Inovação em fármacos e medicamentos e Marcos regulatório ligado à Biotecnologia.

Público de interesse: Estudantes e profissionais das áreas de Biotecnologia, Medicina, Enfermagem, Fisioterapia, Nutrição, Biomedicina, Odontologia, Química, Farmácia, Biologia, Engenharia, Ciências da Computação, Agronomia e áreas correlatas, Medicina Veterinária; além de profissionais e empresários do setor de tecnologia, entre outros.

Para mais informações, acesse o SITE DO EVENTO.

I Simpósio Latino-Americano de Biotecnologia

Em 2013, foi realizado o "I Simpósio Latino-Americano de Biotecnologia" também na cidade de Parnaíba, e contou com mais de 400 inscritos de vários estados e países da América do Sul, incluindo 10 minicursos, palestras e mesas-redondas com representantes da academia e empresas do setor biotecnológico, inovação e nanotecnologia.