Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Artigo de professor da UFPI é publicado em Revista de História da UFRJ

Artigo de professor da UFPI é publicado em Revista de História da UFRJ

A Revista de História Comparada do Programa de Pós-Graduação em História Comparada da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) publicou artigo do professor Dr. Marcio André dos Santos, do Departamento e Mestrado em Ciência Política da Universidade Federal do Piauí. O artigo encontra-se publicado na edição mais recente do revista, que traz parte de dossiê especial de estudos comparativos entre Brasil e Colômbia.

O artigo intitulado "Formação Racial, Nação e Mestiçagem na Colômbia" discute as relações político-institucionais entre movimentos negros e o Estado no Brasil e na Colômbia entre os anos de 1991 até 2006. O professor Marcio André dos Santos chama a atenção para o fato de que o artigo pode interessar a estudantes e pesquisadores de diferentes áreas do conhecimento, tais como ciência política, sociologia, história, geografia e inclusive medicina já que intelectuais da área médica em ambos os países argumentavam sobre os supostos perigos da mestiçagem entre brancos, negros e indígenas para os projetos de construção da nacionalidade no final do século XIX e início do século XX.

Acesse e leia o artigo AQUI.