Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Secretário de Esporte de Alto Rendimento visita a UFPI nesta sexta-feira

Secretário de Esporte de Alto Rendimento visita a UFPI nesta sexta-feira

O secretário nacional de Esporte de Alto Rendimento, Ricardo Leyser, estará em Teresina (PI) nesta sexta (20) para atividades de parcerias do Ministério do Esporte com as prefeituras de Teresina, Parnaíba e Picos, a Universidade Federal do Piauí (UFPI) e a Federação Piauiense de Judô.

Ele também visitará a Academia Expedito Falcão, local de treinamento da campeã olímpica do judô Sarah Menezes.

No primeiro compromisso do dia, Leyser anuncia a assinatura de contratos das prefeituras de Teresina, Parnaíba e Picos com a Caixa para construção de Centros de Iniciação ao Esporte (CIEs) nos três municípios. O CIE é um programa federal de infraestrutura esportiva incluído no PAC 2, com orçamento total de R$ 967 milhões para construção de 285 unidades em 263 municípios brasileiros, entre eles os três municípios piauienses. A Caixa é responsável pela aprovação dos projetos de engenharia e pelo repasse dos recursos às prefeituras.

No mesmo local, a prefeitura de Teresina assina contrato com a Caixa para construção de um Centro Municipal de Judô, no bairro Piçarreira, na Zona Leste, que terá financiamento de R$ 3,6 milhões do governo federal.

Participarão da solenidade o prefeito de Teresina, Firmino Filho; o prefeito de Parnaíba, Florentino Neto; o prefeito de Picos, Kleber Eulálio; o presidente da Federação Piauiense de Judô, Danys Queiroz; e a judoca Sarah Menezes, medalhista de ouro nos Jogos Olímpicos de Londres em 2012.

Em seguida, o secretário visita a Universidade Federal do Piauí (UFPI), onde se reunirá com o reitor, Prof. Dr. José Arimatéia Lopes, para discutir o andamento dos projetos de construção da pista de atletismo e do Centro de Treinamento de Badminton que terão financiamento do Ministério do Esporte, no total de R$ 13 milhões.

Esse conjunto de ações resulta do investimento que o governo federal vem fazendo nos esportes olímpicos e paraolímpicos em todo o país. As novas estruturas comporão a Rede Nacional de Treinamento que o Ministério do Esporte está estruturando em todo o país como parte do legado dos Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro. A Rede Nacional é um amplo programa de modernização da infraestrutura esportiva do Brasil, interligando instalações esportivas existentes ou em construção nos estados.

Por fim, o secretário visita a Academia de Judô Expedito Falcão, local de treinamento da judoca Sarah Menezes, onde será realizado ato de entrega simbólica de equipamentos esportivos à Federação Piauiense de Judô (FPIJ). O material foi adquirido pela Confederação Brasileira de Judô (CBJ) com recursos do Ministério do Esporte. A parceria com o Ministério propiciou à Confederação comprar novos materiais e equipamentos (mais de 8 mil placas de tatame e mais de 70 kits de placares eletrônicos e sistemas de vídeorreplay, além de televisores, computadores e caixas de som, entre outros itens) que foram distribuídos às Federações Estaduais e estão servindo para melhorar as condições de treinamento dos atletas e elevando o nível das competições regionais, estaduais e nacionais.

Serviço

Anúncio de assinatura de contrato com as prefeituras de Teresina, Parnaíba e Picos para construção de Centros de Iniciação ao Esporte.

Assinatura de contrato da prefeitura de Teresina com a Caixa para construção do Centro Municipal de Judô

Hora - 8 h
Local - Vila do Gavião
Endereço - Praça Central, entre os conjuntos Wilson Martins Filho, Zequinha Freire e Jardim do Uruguai, próximo à Faculdade FAETE