Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Solenidade oficializa construção de novas estruturas esportivas na UFPI

Solenidade oficializa construção de novas estruturas esportivas na UFPI

A Universidade Federal do Piauí (UFPI) recebeu, na manhã desta sexta-feira (20), a visita do secretário nacional de Esporte de Alto Rendimento, Ricardo Leyser, tendo em vista a realização de atividades de parceria do Ministério do Esporte com a Instituição. Na oportunidade, o secretário reuniu-se com o Reitor da UFPI, Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes, para discutir o andamento dos projetos de construção de uma pista de atletismo e do Centro de Treinamento de Badminton, a ser financiados pelo Ministério do Esporte no valor de R$ 13 milhões.

A solenidade de assinatura do convênio para a construção da pista de atletismo e do Centro de Treinamento de Badminton foi realizada no Auditório do Setor de Esportes da UFPI. Na oportunidade, compuseram a mesa de honra o Reitor da UFPI, Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes; o secretário nacional de Esporte de Alto Rendimento, Ricardo Leyser; o presidente da Confederação Brasileira de Badminton (CBBd), Francisco Ferraz; e o deputado federal Osmar Júnior. O evento também contou com a presença de representantes da administração da UFPI, membros da Confederação Brasileira de Atletismo e da Confederação Piauiense de Atletismo, professores e estudantes.

Durante a solenidade, o Reitor da UFPI teceu agradecimentos aos gestores que contribuíram para que a aplicação do projeto fosse possível e classificou a data como "um marco na história do esporte piauiense". "Nossa gestão tem se apoiado no desejo de construir uma UFPI cada vez melhor em continuidade ao crescimento pelo qual ela já tem passado. Procuramos manter uma gestão compartilhada em que se derrume muros e se construa pontes", colocou o Prof. Dr. José Arimatéia Lopes.

O incentivo ao esporte local resulta do investimento que o Governo Federal vem aplicando nos esportes olímpicos e paraolímpicos em todo o país. As novas estruturas comporão a Rede Nacional de Treinamento que o Ministério do Esporte está estruturando em todo o país como parte do legado dos Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro. A Rede Nacional é um amplo programa de modernização da infraestrutura esportiva do Brasil, interligando instalações esportivas existentes ou em construção nos estados.

A tal respeito, o secretário Ricardo Leyser afirmou que, atualmente, pelo menos 15 universidades brasileiras encontram-se em fase de obras para a ampliação do setor de esportes de cada uma. Segundo o secretário, até 2016, o Brasil deve contar com 53 pistas de atletismo (pelo menos uma em cada capital) e cinco (05) Centros de Treinamento de Badminton desta natureza.

"Poucos países tiveram a chance de viver um ciclo esportivo tão importante como o que o Brasil está vivendo nos últimos 10 anos, sendo sede de jogos panamericanos, jogos militares, Copa das Confederações, Copa do Mundo e, em 2016, as Olimpíadas. Nosso objetivo não é somente preparar o país para o evento que está por vir, mas prepará-lo para que, passados os jogos de 2016, a excelência do esporte brasileiro se mantenha a longo prazo", destacou Ricardo Leyser.

O presidente da CBBd, Francisco Ferraz, enfatizou que as estruturas a ser construídas no Setor de Esportes possuirão qualidade similar ao de espaços construídos em países como Estados Unidos e Canadá, por exemplo. Ele ressaltou que o projeto trará benefícios nas esferas social, educacional e econômica, ao qual o deputado federal Osmar Júnior acrescentou que "a proposta é que o desenvolvimento proposto pelas Olimpíadas não se concentre no Rio de Janeiro, mas alcance todo o Brasil, seja no investiimento no esporte de alto rendimento, seja na melhoria estrutural ou seja no incentivo à pesquisa".

Também incentivador da aplicação do projeto na Universidade e presente à ocasião, o chefe do departamento de Educação Física, Prof. Dr. Sergio Galan, falou sobre a importância da estrutura para a profissionalização promovida pela UFPI. Ele explica: "Este será um espaço para treinamento e, sobretudo, um laboratório para formar treinadores, professores e profissionais que desejam trabalhar na área. A Universidade e nossos estudantes terão muito a ganhar com isto".

A atleta de Badminton Thainara Borges e sua equipe possuem interesse em participar das Olimpíadas, para as quais já estão se preparando. Ela afirma que a nova estrutura irá contribuir para que se alcance o rendimento almejado.

"Nosso foco é a participação em competições panamericanas e campeonatos internacionais para conseguir vagas nas Olimpíadas. Nós teremos uma melhor estrutura de Badminton para treinar, dos equipamentos ao próprio espaço", finalizou.