Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > UFPI sedia abertura de Curso para Formadores de Jovens e Adultos

UFPI sedia abertura de Curso para Formadores de Jovens e Adultos

A Universidade Federal do Piauí foi palco da abertura do Curso de Alfabetização para Formadores de Pessoas Jovens e Adultas na manhã desta quarta-feira (25), no Cine Teatro, Campus Ministro Petrônio Portella. A solenidade teve o objetivo de apresentar para os participantes como serão desenvolvidas as atividades durante o Curso. No período de 25 a 27 acontecem oficinas na UFPI.

Da esquerda à direita:  Rosimar Soares, Marta Freitas, Prof.ª Dr.ª Glória Moura, Conceição Barreiros e Rosânia Medina

Estiveram presentes, representantes da Secretária da Educação e Cultura do Piauí (SEDUC), Marta Freitas, Conceição Barreiros, Rosimar Soares; da Secretária Estadual do Trabalho e Empreendedorismo (SETRE), Rosânia Medina; e a coordenadora do Comitê Gestor Institucional de Formação Inicial e Continuada de Profissionais da Educação Básica da UFPI, Prof.ª Dr.ª Glória Moura.

O Curso é uma iniciativa da UFPI que por meio do Programa Mais Viver, lançado em 2013 pelo governo do Estado, desenvolveu um projeto com objetivo de capacitar professores de educação básica dos municípios com maiores índices de analfabetismo. O Curso tem apoio do Ministério da Educação (MEC) e da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (SECADI).

Prof.ª Dr.ª Gloria Moura

Segundo a Prof.ª Dr.ª Gloria Moura, a formação acontece durante seis meses, com horas presenciais em que serão ministradas oficinas e o restante da carga horária será de monitoramento dos formadores. "O grupo que vamos atender vai trabalhar com cerca de 300 alfabetizadores nos municípios. A UFPI promove a capacitação do formador e, junto a SEDUC, monitora o trabalho deles", explica.

O Projeto engloba 22 municípios e mais Teresina e vai formar uma pessoa de cada cidade, além de 40 profissionais da SEDUC responsáveis pelo monitoramento dos trabalhos. Os participantes recebem da UFPI um kit de material de formação e bolsa da universidade junto ao MEC. "O principal objetivo é o fortalecimento do município e das secretárias estaduais e municipais. Vamos capacitar pessoas do próprio município para atender a demanda de formação do local", esclarece a coordenadora Glória Moura.

Rosimar Soares, diretora da Unidade de Educação de Jovens e Adultos (UEJA)

Segundo Rosimar Soares, diretora da Unidade de Educação de Jovens e Adultos (UEJA), os trabalhos do Programa Viver Mais tiveram início em 2013 e sua primeira etapa já foi finalizada. "Tivemos excelentes resultados na primeira etapa e queremos continuar com qualidade para o desenvolvimento da segunda etapa do Programa", esclarece.

Durante a solenidade, foram apresentadas iniciativas de expansão do projeto para outras áreas. Segundo Glória Moura, existe uma solicitação do Hospital Getúlio Vargas para a alfabetização de seus funcionários. Além disso, o Programa Pró-Catadores, desenvolvido pela Secretária do Trabalho (SETRE), poderá se beneficiar do projeto, com a alfabetização dos catadores de lixo.

Programa Mais Viver - Alfabetização de Jovens e Adultos: Inclusão Social e Escolar no Piauí

O Programa Mais Viver foi lançado em março de 2013 pelo governo do Estado do Piauí com objetivo de reduzir o índice de analfabetismo no Estado. Dessa forma, pretende alfabetizar pessoas jovens e adultas, centrando-se na formação integral do ser humano, ampliando espaço na sociedade e visando a inclusão social e educacional.

O Programa é desenvolvido junto a Universidade Federal do Piauí e as prefeituras municipais do Estado.

Além de alfabetização, o Programa prevê o desenvolvimento de cursos de Formação Inicial Continuada (FIC) de Inclusão Produtiva na modalidade de qualificação profissional para o público-alvo do programa.