Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Palestra sobre Políticas de Patrimônio é ministrada por professor da UFBA

Palestra sobre Políticas de Patrimônio é ministrada por professor da UFBA

Na noite da última quarta-feira (25), aconteceu no auditório de Engenharia de Produção da Universidade Federal do Piauí (UFPI), a palestra "Um Panorama Geral das Políticas de Patrimônio no Brasil", ministrada pelo Dr. Paulo Ormindo, professor da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e conselheiro federal do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU-BR).  A iniciativa destaca as medidas desenvolvidas atualmente no campo da requalificação e proteção do acervo arquitetônico antigo.

O evento faz parte do conjunto de atividades desenvolvidas pelo Grupo de Projetos Estruturantes e Intervenções Urbanas, ligada a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SEMDH) e ao Grupo de Pesquisa Amigos do Patrimônio do curso de Arquitetura e Urbanismo da UFPI, coordenado pela Profª. Drª Alcília Afonso (Kaki Afonso). A palestra de Paulo Ormindo também contou com o apoio do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Piauí, presidido pelo arquiteto Sanderland Ribeiro.

Coordenadora do evento Profª Drª Alcília Afonso.

O grupo de pesquisa trabalha com o resgate do patrimônio arquitetônico teresinense e piauiense em geral, tendo feito uma série de ações pela capital. Entre as atividades realizadas destacam-se o projeto de renovação do inventário municipal, revisão da legislação do patrimônio municipal e o projeto de reabilitação do centro e ações de educação patrimonial com o lançamento de livros, publicação de artigos e exposições.

Palestrante Prof. Dr Paulo Ormindo da Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Procurando fazer a ligação entre ensino, pesquisa e extensão, o evento faz parte da grade curricular do curso de pós- graduação sobre praticas projetuais, coordenado pela Profª. Drª Alcília Afonso, do curso de Arquitetura e Urbanismo da UFPI. A iniciativa visa promover a discussão do tema para que os alunos participem e fiquem por dentro do que esta acontecendo no Brasil e no mundo sobre políticas preservacionistas. "Essa é a intenção, interagir cidade e patrimônio com a discussão nacional", afirma a coordenadora do evento.

Na palestra foram tratados temas de preservação do patrimônio urbano.

A palestra descreve as transformações no final da década de 60, sobre as medidas tomadas para promover o compromisso de estados no sistema de preservação estadual de patrimônios e Programas de preservação de cidades históricas do nordeste. Foram discutidas iniciativas como, por exemplo, a elaboração do inventário unificado do patrimônio da cidade de Teresina, uma parceria da UFPI com a Prefeitura da municipal. "Futuramente há a possibilidade de incluir parques naturais e arqueológicos no sistema digital de mapeamento, com a localização e cruzamento de indicadores de natureza social e econômica", conclui o palestrante Prof. Dr. Paulo Ormindo.

O evento contou com a participação de discentes da graduação e pós-graduação do curso de Arquitetura.