Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > HU da UFPI implanta Consultórios Itinerantes de oftalmologia e odontologia

HU da UFPI implanta Consultórios Itinerantes de oftalmologia e odontologia

Realizar atendimento oftalmológico e odontológico gratuito a estudantes de escolas públicas. Esse é o objetivo principal do projeto Consultório Itinerante, inaugurado na segunda-feira (16) pelo Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí (HU-UFPI).

O projeto, que está em fase experimental, visa realizar ações de atenção à saúde de crianças (de 7 a 12 anos) do Programa Saúde na Escola, bem como de jovens e adultos do Programa Brasil Alfabetizado. Desenvolvido pelos Ministérios da Educação e Saúde por meio da rede de Hospitais Universitários, o projeto conta ainda com a parceria da Prefeitura Municipal de Teresina e Governo do Estado do Piauí por meio das Secretarias de Saúde e Educação.

Os consultórios funcionam em veículos adaptados e equipados para ações de prevenção e tratamento em diversas regiões. Ao todo, são oito consultórios, sendo quatro de oftalmologia e quatro de odontologia. No entanto, na fase experimental, funcionam apenas metade. De acordo com o Dr. Walter Leal de Moura, Chefe da Unidade Cabeça e Pescoço do HU e coordenador do projeto, as crianças e jovens receberão óculos, quando necessário, e o tratamento odontológico engloba a orientação e procedimentos completos.

Consultórios Itinerantes

"Uma das questões da evasão escolar tem relação a problemas de visão. No consultório, existe a fábrica de óculos, ou seja, as crianças já saem com o óculos. Na parte de odontologia, o atendimento será completo, as crianças terão direito a restaurações e os adultos terão próteses e recuperação de dentes perdidos", explica o Dr. Walter Moura.

O consultório é chamado de itinerante porque prevê o atendimento em várias escolas. Inicialmente, os consultórios se encontram na entrada da UFPI e atendem crianças e jovens das escolas públicas do entorno da instituição. "Próximo a universidade têm várias escolas públicas, por isso resolvemos iniciar nessa região para facilitar, de início, a logística do funcionamento", explica Dr. Walter. Concluída essa área, os consultórios visitarão outras regiões em comum acordo com as Secretarias de Educação e de Saúde. "Prevemos ainda atendimentos em um raio de 150 km de Teresina", salienta o coordenador.

Dr. Walter Leal, médico do HU e coordenador do projeto

Os profissionais

Os atendimentos serão realizados por profissionais de saúde, conforme determinação do Hospital Universitário. Nesse primeiro momento, os consultórios do HU da UFPI contam com 4 oftalmologistas e 4 cirurgiões dentistas. Cada profissional atenderá 12 crianças nos turno da manhã e tarde.

O atendimento

Na área da oftalmologia, o atendimento será realizado da seguinte forma: será feito um pré-teste na própria sala de aula, a partir da observação dos professores. Feito o atendimento e dado o diagnóstico, a criança receberá o óculos no ato da consulta.

Na odontologia, todas as crianças serão avaliadas. A meta é fazer um tratamento completo. "A criança faz um diagnóstico e, a partir deste, o cirurgião dentista realizará o tratamento, além de ações educativas", explica o coordenador.

Criança sendo atendida no consultório de oftalmologia

Equipamentos dos consultórios itinerantes

Espaço de lazer

Nos dias de atendimento, são disponibilizados às crianças espaços de lazer, de alimentação e para o fomento da leitura. "No espaço que estão os consultórios também são instaladas barracas para biblioteca, brinquedoteca e no meio do período eles vão ao HU, onde recebem um lanche para voltar ao atendimento", informa Dr. Walter.

Mário Augusto, Maria Clara e Sebastiana Lima aguardam os óculos