Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Cursos da Rede e-Tec Brasil CTF/UFPI participam de evento em Guadalupe

Cursos da Rede e-Tec Brasil CTF/UFPI participam de evento em Guadalupe

Os alunos da Rede e-Tec Brasil CTF/UFPI participaram na última quinta-feira, 21, do evento "Saúde para dar e Compartilhar", realizado na Praça Nossa Senhora de Guadalupe, na cidade de Guadalupe do Piauí, em comemoração aos 85 anos de emancipação política do município. O Evento foi realizado pela Secretaria Municipal de Saúde de Guadalupe, com vários stands expondo temas relacionados à saúde.

A participação dos alunos do CTF consistiu na realização de palestras com temas relacionados à Saúde, como Saúde do idoso com a turma de Agente Comunitário de Saúde e Saúde do Adolescente com a turma de Enfermagem. O público das palestras,  foi composto por porprofissionais da saúde e alunos das escolas da Rede Municipal, Estadual e privada do município, dentre outros visitantes que tiveram a oportunidade de tirar suas dúvidas e deixar suas sugestões sobre a saúde.

O Professor Tutor Ednaldo fala da experiência e participação dos alunos da e-Tec Brasil no evento. "Foi uma experiência interessante e desafiadora visto que foi a minha primeira experiência em eventos desse tipo e o desenvolvimento das atividades com os alunos da rede ETEC do curso Téc. em Agente comunitário de Saúde, e superou minhas expectativas no momento em que eles contribuíram diretamente tanto no planejamento quanto na execução das atividades. Conseguimos colocar em prática as melhores estratégias para agregar informações e conhecimento para o público alvo, que eram os idosos."

O tema "Saúde do Idoso" foi abordado por conta da necessidade de atenção dessa faixa etária, por apresentarem doenças características da terceira idade, e, pelo elo de credibilidade que é desenvolvido com os idosos na rotina de trabalho dos Agentes Comunitários de Saúde. Foram desenvolvidas atividades de orientação quanto à utilização dos principais medicamentos para hipertensão e diabetes, reeducação alimentar, atividade física e sexualidade na terceira idade. As atividades foram concluídas com uma atividade física com alongamento, brincadeira do bastão e do balão. A atividade para terceira idade foi desenvolvida ao ar livre e com orientação do educador físico Maurélio Porto.

Confira imagens do evento: