Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Cine Teatro da UFPI sedia lançamento do Prêmio Caneleiro de Arquitetura

Cine Teatro da UFPI sedia lançamento do Prêmio Caneleiro de Arquitetura

Aconteceu na tarde de hoje, quarta feira (27) a cerimônia de lançamento do Prêmio Caneleiro de Arquitetura Sustentável, no Cine Teatro da UFPI em Teresina. O Prêmio é uma inciativa da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, destinado aos profissionais e estudantes de Arquitetura. Na cerimônia estavam presentes professores e alunos dos cursos de Arquitetura das universidades públicas e particulares de Teresina, do Secretário de Meio Ambiente, Clito Barata, e do Prefeito Firmino Filho.

A proposta do prêmio é a elaboração de projetos sustentáveis para uma Escola Municipal de Ensino na categoria Profissional e uma Escola de Educação Ambiental, na categoria Estudante. O secretário de Meio Ambiente da Prefeitura, Cleto Baratta, falou da importância do Prêmio. "Propomos esse concurso como uma maneira de incentivar a noção de sustenabilidade tanto nos profissionais arquitetos quanto nos futuros alunos dessas escolas que serão propostas pelos concorrentes", pontua o Secretário.

A professora do Curso de Arquitetura da UFPI, Nicia Formiga falou sobre a integraçãao da universidade com o concurso. "É uma forma de fomentar a ideia de arquitetura sustentável no curso e fazer os alunos pensarem mais a respeito dessa questão para formularem soluções para a infraestrutura da nossa Cidade, como propostas que se adequem ao clima de Teresina", afirma.

Para os estudantes, a Arquitetura Sustentável é uma àrea de afinidade e também desafiadora. De acordo com Ilana Carvalho, aluna do curso de Arquitetura da UFPI, "É uma ótima iniciativa para Teresina, já que essas competições geralmente ocorrem apenas em outros estados, além de que eu gosto dos temas de sustentabilidade".