Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Biotec inaugura Laboratório de Nanobiotecnologia e Microscopia Avançada

Biotec inaugura Laboratório de Nanobiotecnologia e Microscopia Avançada

O Núcleo de Pesquisa em Biodiversidade e Biotecnologia (Biotec) da Universidade Federal do Piauí (UFPI) inaugurou mais um Laboratório de excelência, agora na Área de Nanobiotecnologia e Microscopia Avançada. A estrutura é multiusuária e conta com a instalação de um Microscópio de Força Atômica (MFA), Microscopia Fluorescente acoplada a captura de imagens e um sistema de Espalhamento de Luz Dinâmico (Sistema DLS - Dynamic light scattering).

Esquerda acima: Profª Drª. Durcilene Silva e suas alunas de iniciação científica e mestranda em Biotecnologia. Direita acima: DLS sendo utilizado por uma mestranda em Biotecnologia. Esquerda abaixo: Comemoração de alunos, técnicos e professores junto a direção do Campus de Parnaíba/UFPI. Direita abaixo: Alunos Felipe (UFAM) e monitor do curso (Patrick Quelemes) em aula do curso.

O Laboratório é fruto de vários projetos que o Biotec e os professores do Campus de Parnaíba tem desenvolvido e aprovado em vários órgãos de fomento. Destacam-se recursos que envolveram CT-INFRA/FINEP, PROCAD/Casadinho/CNPq, CBAB/CNPq e Pró-equipamentos CAPES institucional. A estrutura física foi reformada e atende a necessidades multiusuárias que contaram com recursos do CBAB/CNPq/2014 e da direção do Campus de Parnaíba.

"Para se ter uma ideia da importância do laboratório apenas nas primeiras três semanas de inauguração foi recebido alunos e professores de Portugal, Inglaterra, Colômbia, Uruguai e Argentina durante o curso internacional do CBAB/CNPq na Área de Nanobiotecnologia, visitantes pesquisadores da China (Dr. Jinsong Gu do College of Bioscience and Biotechnology, University of Jinan, Jinan), mestrandos em biotecnologia e ciências de materiais da UFPI, alunos RENORBIO/UFPI e doutorandos em Biotecnologia pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM) para a realização de experimentos de sua tese." Comenta o Dr. José Roberto Leite, coordenador do Programa de Mestrado em Biotecnologia.

O Laboratório está pronto para receber mais parcerias tanto da UFPI quanto de outras instituições, inclusive de empresas. A responsabilidade do laboratório é compartilhada por professores e técnicos, Dra. Durcilene Silva (Engenharia de Pesca e Biotec/UFPI), Alyne Araújo (Biomédica do Campus) e Patrick Quelemes (Dentista do Campus e doutorando RENORBIO).

Como exemplo de pesquisas que estão no momento sendo desenvolvidas nesta área destaca-se o uso de polímeros naturais como da goma de cajueiro para formulações nanotecnológicas inclusive de antiflamatórios comerciais, com vistas a dimunição de efeitos colateriais; pesquisa de extrato de Neem para uso contra bactérias orais com vistas ao uso de dentifrício de uso popular (projeto financiado pelo SUS/FAPEPI); interação de fármacos naturais e nanopartículas em superfície de bactérias patogênicas.