Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > UFPI sobe 24 posições em Ranking que avalia universidades brasileiras

UFPI sobe 24 posições em Ranking que avalia universidades brasileiras

A Universidade Federal do Piauí (UFPI) subiu 24 posições em Ranking promovido pela Folha de São Paulo que avalia anualmente o ensino superior no Brasil. O Ranking Universitário Folha (RUF) foi divulgado na última segunda-feira (08). Dentre as 192 universidades públicas e privadas presentes na lista, a UFPI foi classificada como 45º melhor universidade do Brasil.

Segundo o reitor da UFPI, Prof. Dr. José Arimatéia Lopes, o Ranking demonstra que a universidade vem avançando em relação aos anos anteriores. "Nós subimos da posição 69º para a 45º, o que é um avanço significativo, mas ainda não estamos satisfeitos. Nosso intuito é melhorar ainda mais, para que possamos estar entre as primeiras universidades do nordeste", esclarece.

Para o reitor, o aumento do quadro de profissionais da UFPI é uma das razões para o avanço da universidade no ranking. Só em 2013, a UFPI nomeou 138 novos servidores, entre docentes e técnico-administrativos, para compor seu quadro de profissionais, o que configura 122 nomeações a mais que em 2012. No ano de 2014, já foram 247 nomeações.

O reitor ainda comentou que esta avaliação corresponde ao ano de 2013 e acredita que a classificação em relação a 2014 seja mais satisfatória. "Com certeza já crescemos muito este ano, no próximo ranking nós esperamos estar numa melhor posição", completa.

Ranking Universitário Folha (RUF)

Promovido pela Folha de São Paulo desde 2012, o Ranking avalia as universidades brasileiras a partir de cinco indicadores: pesquisa, internacionalização, inovação, ensino e mercado. Nessa edição, foram divulgados tanto o ranking das universidades como o ranking dos cursos.

As análises são desenvolvidas por uma equipe da Folha, a partir da coleta de dados em bases de patentes brasileiras, em bases de periódicos científicos, em bases do Ministério da Educação (MEC) e em pesquisas nacionais de opinião promovidas pelo Datafolha.