Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Pesquisa mapeia regiões favoráveis para produção de energia solar no Piauí

Pesquisa mapeia regiões favoráveis para produção de energia solar no Piauí

O Piauí é um estado com alta incidência solar durante todos os meses do ano, potencial que pode ser aproveitado como fonte alternativa para a produção de energia. O Professor Marcos Lira, do Departamento de Engenharia Elétrica da Universidade Federal do Piauí (UFPI), desenvolve um projeto de mapeamento das áreas de melhor aproveitamento de energia solar por todo o Piauí. O trabalho, que será sua tese no doutorado, demonstra que altas temperaturas são prejudiciais para a captação de energia.

"A grande história que a gente escuta por aí é que o Piauí é excelente para o aproveitamento de energia solar, só que as pessoas afirmam isto com base no fato de termos temperaturas elevadas durante o ano inteiro. Esse fator não é tão importante para o aproveitamento de energia solar, o mais importante se trata do índice de incidência da radiação solar nos painéis. Temperaturas elevadas demais prejudicam a vida útil de células fotovoltaicas e das baterias", destacou. O professor já construiu um mapa com as velocidades dos ventos pelo Estado, para o uso de energia eólica e agora desenvolve um trabalho que vai permitir o mapeamento das melhores regiões de captação da incidência dos raios solares para a produção de energia solar.

Marcos Lira é pesquisador e professor do Departamento de Engenharia Elétrica da UFPI

O aproveitamento do recurso solar, apesar dos altos preços, está mais acessível e pode ser usado em instalação de residências, comércios, entre outros. De acordo com Marcos Lira, é discutida a criação de uma linha de financiamento para energia solar. Um sistema simples para uma casa de quatro pessoas custa em torno de 15 mil reais. Instituições como Banco do Nordeste do Brasil (BNB) e Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES) abriram diálogo para, no futuro, financiar a implantação das placas fotovoltaicas.

Na Universidade, os alunos do curso de Engenharia Elétrica revitalizaram o aparelho chamado de Kit Solar, instalado em 2003 por meio de um programa federal que distribuiu outros 52 Kits por todo o Estado. O equipamento estava em desuso desde 2009. Os alunos também esperam a chegada de um simulador de energia solar e eólica, o aparelho permite colocar dados de velocidades de vento e incidência de radiação, demonstrando a quantidade de energia que será produzida. O equipamento será único no Piauí.

Workshop Piauí Solar

No mês de fevereiro deste ano, ocorreu no Centro de Tecnologias (CT) da UFPI o I Workshop Piauí Solar. O evento discutiu o uso do recurso solar no Estado e os estudos promovidos pela Universidade, e já está programada uma nova edição para o próximo ano. O trabalho reuniu setores da sociedade e estabeleceu diálogo entre órgãos públicos e privados. Durante a ocasião, o Professor Albemerc Moraes fez o lançamento do livro "Energia Solar Fotovoltaica no Piauí: Barreiras e Potencialidades", que é resultado de sua dissertação de mestrado. A obra foi publicada pela Editora da Universidade Federal do Piauí (EDUFPI).